Se você quer saber tudo sobre como usar a nova atualização do Google Analytics 4.0, você está no lugar certo. Veja abaixo o artigo completo e saiba tudo sobre esse novo sistema.
O Google confirmou que o Universal Analytics será descontinuado a partir de meados do próximo ano.
De fato, o importante mudar para o Google Analytics 4 (GA4) agora para começar a coletar dados.
Adam Futer, especialista em análise do Google na Vertical Leap, escreve que esta não é uma simples atualização.
Mas uma revisão completa dos sistemas e dados que ele usa.
Assim migrar para o Google Analytics 4 é uma tarefa difícil e levanta algumas questões importantes, que abordaremos nestas perguntas frequentes.
O que é o Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 substitui a versão anterior do Google Analytics, Universal Analytics (UA) ou Google Analytics 3.
Dessa forma, o GA4 foi lançado pela primeira vez (beta) em 2019 como App + Web, mas foi renomeado para Google Analytics 4 em outubro de 2020.
Mas depois disso, foi anunciado como a nova propriedade padrão e substituta do Universal Analytics.
Qual é a diferença entre o GA4 e o Universal Analytics?
O Google Analytics 4 não é uma atualização para o Universal Analytics; é uma substituição que muda completamente a forma como o sistema funciona.
Não podemos listar todas as diferenças em uma resposta, mas três mudanças importantes ilustram a importância das mudanças no GA4:
1 – O GA4 usa um sistema de medição baseado em eventos
Assim o GA4 fica substituindo o sistema baseado em sessão que todos conhecemos das versões anteriores do Google Analytics.
2 – O GA4 não usa cookies de terceiros:
Usa cookies de primeira mão para rastrear usuários por meio de sessões e aprendizado de máquina para preencher a lacuna deixada pela falta de cookies de terceiros
3 – Relatórios e interfaces:
Novo modelo de medição traz novas métricas, interfaces e relatórios para o GA4
No geral, o GA4 é mais fácil de usar para iniciantes, e a plataforma pode ajudar você a analisar funis, caminhos de conversão e jornadas do cliente com mais facilidade.
O que significa mudar para um modelo baseado em eventos?
Dessa maneira, o novo sistema baseado em eventos substitui o antigo modelo projetado para rastrear conversas individuais ou grupos de conversas.
As sessões agora são apenas um dos muitos eventos (como visualizações de página).
E o GA4 pode ajudar você a determinar como esses eventos contribuem para a jornada do cliente em todos os dispositivos e como esses eventos podem ajudar seu site a gerar receita.
Preciso migrar para o Google Analytics 4?
Sim.
Mas no início deste ano, o Google anunciou que todas as contas padrão do Universal Analytics deixariam de processar dados em 1º de julho de 2023.
E seriam seguidas pelo Universal Analytics 360 em 1º de outubro de 2023.
Após essas datas, as contas universais não coletam mais dados e, após essas datas, você não terá mais acesso a dados anteriores (o Google estima cerca de seis meses).
Não posso esperar até o próximo ano para migrar?
Pode, mas é uma má ideia.
O Google Analytics 4 é um sistema completamente diferente do Universal Analytics, e a maioria dos seus dados do UA não é compatível com a nova propriedade.
Ou seja, você não exporta dados existentes para o GA4; você começa do zero e coletar novos dados novamente – quanto mais cedo você começar, melhor.
Deixe um comentário