Veja neste artigo, as principais tendências do marketing digital para o ano de 2022.
Tendências que serão super valorizadas para quem souber aproveitar as oportunidades.
Se você já trabalha com marketing digital, ou pensa em começar a trabalhar, saiba que é um dos mercados que mais está crescendo atualmente.
Desde do ano de 2020, com o início da pandemia, toda a atenção ficou voltada para o mundo digital.
Todas as pessoas estavam dentro da internet.
Dessa forma, as empresas souberam aproveitar essa grande oportunidade, e simplesmente tiveram lucros que nem em 10 anos, imaginariam que poderiam conseguir lucrar tanto.
Mas tudo isso só foi possível graças ao poder do marketing digital.
O marketing digital está sempre mudando e se desenvolvendo, mas algumas mudanças dramáticas podem ocorrer em 2022.
As empresas e marcas não devem apenas planejar o futuro do marketing digital, mas também estar preparadas para aproveitá-lo.
Assim, grandes oportunidades estão pela frente, onde você pode aproveitar, e estar na frente da grande maioria.
Então, vamos falar um pouco sobre elas!
Aqui estão as 12 principais tendências de marketing digital a serem consideradas em 2022 e como usá-las a seu favor.
01. As metas estão por toda parte.
O Facebook mudou oficialmente seu nome para Meta.
Embora nomear a empresa-mãe seja lógico (lembra que o Google se tornou um alfabeto?), a escolha é a coisa mais importante.
O Facebook está apostando pesadamente no Metaverso, que é um termo para experiência virtual e aprimorada.
Então esta é uma grande aposta no futuro da rede.
Recomendação:
Os profissionais de marketing devem começar a procurar oportunidades para seus negócios nessas áreas.
02. Os profissionais de marketing se tornam mais estratégicos.
Com a automação, inteligência artificial e aprendizado de máquina assumindo a maior parte do trabalho pesado do marketing digital, os profissionais de marketing devem se tornar mais estratégicos.
Assim, as principais tendencias de marketing digital continuam aumentando, isso irá ver de forma muto forte em 2022.
Recomendação:
Para os profissionais de marketing precisam pensar estrategicamente para se concentrar nos fatores que realmente impulsionam o crescimento de seus negócios.
03. A publicidade é desafiada pela privacidade
A publicidade digital moderna depende muito de dados para otimização automática.
De fato, novos regulamentos de privacidade, como atualizações de iOS e espera para deletar cookies, reduzem os dados usados em inteligência artificial.
Recomendação:
Dessa forma, os profissionais de marketing devem avaliar o impacto que isso terá em sua publicidade e ser proativos.
04. Existem menos jogos de SEO e maior integração.
A otimização de mecanismos de pesquisa é uma das formas mais antigas e valiosas de marketing digital.
À medida que os algoritmos de pesquisa continuam a se tornar mais inteligentes e contextuais, os profissionais de marketing precisam prestar menos atenção aos “hacks” e “técnicas” de SEO e mais para fornecer aos usuários uma experiência superior e significativa.
Recomendação:
Assim, os profissionais de marketing devem se concentrar menos em SEO e mais em uma ótima experiência do usuário.
05. Os influenciadores continuam a crescer (até mesmo B2B)
Em 2021, o marketing de influenciadores deve atingir US $ 13,8 bilhões e continuar a crescer.
Assim, como os influenciadores endossam produtos, as atividades dos influenciadores fornecem contexto e relevância inerentemente.
Então as marcas B2B também continuam a abraçar influenciadores – Adobe, SAP, GE e PWC tiraram proveito dessa tendência.
Recomendação:
Portanto, os profissionais de marketing devem buscar oportunidades para colaborar com influenciadores em seu campo.
06. O LinkedIn está crescendo, crescendo e crescendo
O LinkedIn ainda é uma estrela em ascensão no campo digital.
A cada trimestre, eles têm mostrado um crescimento considerável em usuários ativos mensais e compromissos de plataforma.
Assim, eles também continuam lançando novos recursos para trazer melhores resultados para a empresa e para a página.
Recomendação:
Assim, os profissionais de marketing devem usar o LinkedIn com todas as suas forças.
07. A experiência é a nova moeda social.
A empresa ainda clama por melhorar sua reputação e ganhar atenção social.
Mas a medida que o ambiente de publicidade fica cada vez mais barulhento, a mídia e o boca a boca bem merecidos se tornam cada vez mais importantes.
Recomendação:
De fato, Os profissionais de marketing devem se concentrar na criação de experiências em cada estágio da interação com os clientes para chamar a atenção da mídia social boca a boca.
08. Os sites na Internet ficam mais rápidos.
A grande maioria do tráfego do site é móvel; no entanto, a maioria dos sites ainda não tem uma experiência totalmente otimizada em termos de mobilidade.
Ou seja, com o lançamento do design do site Core Web Vitals pelo Google, a velocidade se tornará cada vez mais importante.
Recomendação:
Os profissionais de marketing devem garantir que seu site seja otimizado.
09. Menos é mais
O crescimento explosivo das opções de marketing digital significa que muitas empresas estão espalhadas por muitos canais.
Então as empresas inteligentes se concentram no domínio do canal.
Recomendação:
Dessa forma, os profissionais de marketing devem prestar mais atenção e se concentrar em fazer menos coisas e melhor.
10. Tudo é conduzido por algoritmos
Cada parte do marketing digital – notícias de mídia social, publicidade gráfica, publicidade social, otimização de mecanismo de pesquisa e até mesmo e-mail – está se tornando orientada por algoritmos.
Esses algoritmos são otimizados para o mesmo conteúdo básico: experiência do usuário.
Recomendação:
Para permanecerem relevantes, os profissionais de marketing devem fornecer a experiência do usuário que os clientes desejam, caso contrário, seu conteúdo será menos óbvio.
11. O Facebook (Meta) não vai a lugar nenhum
Há muitas manchetes sobre pessoas que estão deixando o Facebook, mas a verdade é que o Facebook não vai a lugar nenhum.
O Facebook agora tem quase 3 bilhões de usuários, e o número de usuários está crescendo a cada mês.
Recomendação:
Os profissionais de marketing devem presumir que o Facebook continuará a dominar.
12. O trabalho digital continua crescendo
De acordo com o LinkedIn, as habilidades digitais são as mais populares.
No entanto, existe uma grande lacuna de competências entre o número de empresas que procuram competências digitais e competências de mercado.
Recomendação:
Portanto, os profissionais de marketing devem ter um nível de habilidade mais alto para permanecerem relevantes, e os líderes devem desenvolver planos de habilidades digitais para suas organizações.
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