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Como usar o Pinterest para crescer seu negócio online em 2021

Tempo de leitura: 18 min

Escrito por Marcelo Almeida
em 2021-05-08

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Neste artigo, você vai aprender a como usar o Pinterest para crescer seu negócio online em 2021.

Facebook, Twitter, Instagram – são plataformas sociais para empreendedores que desejam promover suas marcas.

Mas você errou ao ignorar o Pinterest, para divulgar seu negócio.

Neste artigo, vou fornecer a você todas as informações que você precisa saber, incluindo por que você deve usar o Pinterest para o seu negócio, dicas e ideias de marketing do Pinterest e mais métodos para criar e executar estratégias de marketing matadoras e anúncios do Pinterest.

O Pinterest tem mais de 300 milhões de usuários globais todos os meses e mais de 200 bilhões de Pins. 

E vai continuar a crescer.

Acima de tudo, uma pesquisa da plataforma de comércio eletrônico da Shopify, descobriu que esta é a segunda maior fonte de todo o tráfego de referência em seu site e 93% dos usuários a usam para planejar suas compras, resultando em um valor médio do pedido de US $ 50 (mais alto do que qualquer outra fonte de mídia )

Então as estatísticas sobre o crescimento são impressionantes.

Resumindo, esta é uma grande oportunidade de marketing para lojas de e-commerce.

Por que usar o Pinterest?

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Além dos fatos impressionantes já mencionados, há muitos motivos importantes para o seu negócio de comércio eletrônico aparecer no Pinterest, usar anúncios do Pinterest e desenvolver estratégias de marketing no Pinterest.

Então esta é a principal razão pela qual usamos o Pinterest:

1. Mantenha-se competitivo:

Dois terços dos Pins vêm de sites comerciais. 

Portanto, grandes marcas usam, pequenas marcas usam, concorrentes usam e, o mais importante, clientes em potencial usam.

2. Torne-se mais descoberto: 

Os pins permitem que você e seus produtos sejam descobertos e, como cada pin está diretamente conectado à fonte original, o potencial para direcionar o tráfego é enorme.

Por isso, não é à toa que usar o Pinterest é um dos segredos de venda direta mais eficazes.

3. Interação com os clientes: 

Fornecer a você oportunidades de interagir com clientes potenciais e existentes e obter um conhecimento valioso sobre suas vidas, gostos e amor.

4. O amor por SEO: 

SEO é essencial para melhorar sua posição nos rankings do Google e permitir que você se descubra; nesse sentido, o Pinterest é uma ferramenta poderosa …

5. Ajuda a construir a imagem da sua marca: 

Constrói e fortalece a imagem da sua marca. 

Desde aparecer regularmente na página inicial dos seguidores até a criação de um logotipo que reflita a identidade da sua marca, esta é uma plataforma ideal para dizer intuitivamente aos clientes quem você é, e o que pode oferecer a eles.

6. O conteúdo interessante dura mais: 

As mensagens do Facebook e os tweets do Twitter vêm e vão; pins sempre o acompanharão. 

Com o tempo, eles serão revistados, descobertos e repintados. 

Portanto, o conteúdo interessado não desaparecerá como acontece em outras plataformas de mídia social. 

Simplificando, o conteúdo dura mais.

7. Inspiração: 

Uma das principais razões para usar o Pinterest é a inspiração. 

As pessoas querem encontrar e compartilhar ideias, o que mostra que há um grande potencial para encontrar novas marcas, conceitos ou produtos por meio do Pinterest.

8. É gratuito: 

Atualmente, o uso do Pinterest é gratuito. 

Como muitos outros canais sociais, o Pinterest também está explorando opções de PIN pagos e promocionais, mas, por enquanto, o uso da plataforma é gratuito, o que significa que sua marca pode ganhar influência orgânica importante por meio de anúncios no Pinterest.

Como usar o Pinterest para crescer seu negocio online

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O Pinterest é fácil de usar. No Pinterest, os usuários podem:

Crie uma Placa

Esses sinais são usados ​​para organizar e classificar pins (não se preocupe, iremos apresentá-los a seguir). 

As pessoas usam pranchas para coletar novas ideias de banheiros, resorts, ajudar a planejar casamentos e organizar suas últimas listas de desejos. 

Essas placas permitem aos usuários coletar seus Pins em um único lugar de uma maneira lógica e bonita. 

Além disso, o conselho de administração pode ser dividido em várias seções para torná-los mais organizados.

Salvar pin

Pins são idéias, imagens, produtos, receitas … tudo o que os usuários encontram na Internet e os mantêm em sua bela mesa de classificação. 

Além disso, os usuários podem criar seus próprios pins ou repetir outros pins e colocá-los na placa de sua escolha.

Seguir

Como outras plataformas de comunicação social, os usuários podem acompanhar pessoas e empresas para ver suas soluções, o que o conselho está criando e do que gostam, para que também gostem.

Descobrir

A página inicial e o feed são baseados em seus pins e quadros para descobrir o que os seguidores estão fazendo e onde a plataforma acredita que os usuários estarão interessados. 

Aqui, os usuários também podem pesquisar palavras-chave para buscar inspiração, consertar e encontrar um usuário que possam querer seguir, ou seja, você.

Clique em

Os usuários podem clicar em Pins para levá-los diretamente ao blog, à página do produto, ao a um site por trás do próprio Pin, ou seja, Pin é um link direto para o seu site.

Como começar a usar o Pinterest

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Bom, iremos então falar como você pode começar a usar o Pinterest para crescer seu negócio.

Etapa 1: Registro

Criar um novo perfil é muito simples. 

Acesse aqui e insira seu endereço de e-mail, senha, nome comercial, site e categoria comercial.

Também é muito simples transformar uma conta existente em uma conta comercial. 

Clique no botão Converter conta existente e conclua as etapas acima.

Etapa 2: Crie um perfil pessoal

Em seguida, você precisa criar o seu perfil, que pode ser encontrado nas configurações. 

Faça upload de uma foto de perfil (165 x 165), preencha a seção sobre você, adicione a localização da sua empresa, abra notificações e conecte-se a outras redes sociais.

Etapa 3: Declare seu site

Compre usuários – é realmente fácil. 

Selecione a opção de adicionar tags HTML, copie as metatags completas, vá para Shopify Admin> Loja Online> Temas e clique em “Ações”> “Editar código” no tema correspondente, clique na seção “Layout” e clique em “Theme.liquid” e, em seguida, cole a metatag completa na linha em branco logo abaixo da tag de abertura <head>. 

Em seguida, salve.

Etapa 4: Construir a estrutura

Agora você está pronto para começar a criar a placa e iniciar o reparo: forneça aos usuários a oportunidade de encontrá-lo e dê-lhes um motivo para rastreá-lo. 

Mas não se esqueça disso. 

Portanto, como qualquer plataforma de mídia social, isso requer uma abordagem estratégica bem pensada para expandir com sucesso, conseguir seguidores e, em última análise, as vendas.

Isso requer uma estratégia de marketing do Pinterest.

Estabeleça uma estratégia de marketing de interesse

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Que planos?

Ao criar uma estratégia de marketing do Pinterest, considere os seguintes fatores:

Metas SMART

Tempo específico, mensurável, realizável, relevante e limitado. 

Por exemplo, qual objetivo você deseja alcançar e quando deseja alcançá-lo? 

Por exemplo: Você espera aumentar o número de seguidores para 100 até o final do trimestre?

Ou você quer que os anúncios do Pinterest gerem pelo menos cinco vendas de roupas femininas no seu site antes do final deste mês? 

A segmentação pode permitir que você alcance seus objetivos. 

No entanto, ele se concentra em suas ferramentas de marketing do Pinterest e ajuda você a monitorar (e aprender com) seu sucesso.

Regularidade

Se os pin for muito pequeno, as pessoas perderão o interesse em você; se o pin for muito grande, você corre o risco de ser seguido. 

O Pinterest recomenda que você mostre de 10 a 12 pins com mais frequência nos feeds e resultados de pesquisa de seus seguidores todos os dias. 

Além disso, Claro que também depende de quanto tempo os pins são fixados durante o dia. 

O horário de pico nos fins de semana é entre 20h e 23h.

Estes são o número e a hora para começar e, em seguida, ajustar com base no conhecimento analítico obtido nas ferramentas de marketing do Pinterest que você usa (discutido mais tarde).

Planejamento

Os quadros aleatórios são preenchidos com uma variedade de conteúdos diferentes e podem ser muito úteis para usuários que não estão familiarizados com o recurso – mas é melhor do que isso. 

Sua placa e pins devem ser relevantes e instrutivos. 

Dê uma olhada na conta Sew Over It’s para ver como eles organizam o quadro, não só por linha de produtos, mas também pela coleção de Pins que vão atrair e motivar seus clientes:

Além disso, continue determinando os pins relacionados à ocasião pelo menos 45 dias antes das principais datas e celebrações sazonais, e então continue determinando até que o evento ocorra.

Promoção

As promoções não param no Pinterest.

Faça promoção cruzada de seus pins em outros canais de mídia para atrair tráfego e aumentar os seguidores.

Estratégia

Então agora que você dominou o conhecimento básico, criou uma conta e desenvolveu uma estratégia de marketing de interesse orientada para metas, forneceremos dez técnicas de marketing de interesse popular para ajudá-lo.

10 técnicas de marketing de interesse

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1. Obtenha o botão de tachinha

O botão fixar / salvar é exibido diretamente na página do produto do seu site, tornando mais fácil para o navegador fixar (e compartilhar) o link para suas próprias placas. 

A precisão foi melhorada cinco vezes. 

Juntamente com o botão de tachinha, ele permite instantaneamente que os clientes em potencial entrem em contato com você sem esforço. 

Acima de tudo, você pode entender quem fixou o conteúdo em seu site, dando-lhe a oportunidade de interagir diretamente com seus clientes em potencial …

Você pode ver o botão Salvar exibido como um ícone diretamente abaixo do seu produto no site do usuário do Shopify Halo Coffee.

Então você pode encontrar detalhes sobre como adicionar botões ao seu site usando HTML ou por padrão, a maioria dos temas do Shopify inclui essa integração, de modo que os botões são atraentes e fáceis de usar.

2. Adicione um botão para seguir

O próximo botão informa às pessoas que você é Pinner e as transfere diretamente para o seu perfil, incentivando-as a segui-lo. 

Inclua este botão onde quer que você se conecte com as pessoas: seu site, boletim informativo, e-mail, blog ou janela pop-up – assim como o Modern Citizen tem essa determinada função.

3. Conte uma história

A narrativa pode atrair a atenção das pessoas, criar conexões emocionais e mudar a maneira como as pessoas o veem. 

Por isso, as pessoas compram produtos baseados em emoções> contar histórias é uma ótima maneira de desencadear emoções> histórias têm imagens> O Pinterest é feito para contar histórias. 

Portanto este é um conto de fadas moderno.

Crie um slogan para contar uma história ou crie um estilo de vida – não apenas um slogan de produto. 

72% dos usuários disseram que a plataforma pode ajudá-los a encontrar ideias para a vida cotidiana: use o conhecimento (abaixo) para entender quais histórias atraem seu público-alvo e use esse conhecimento para transmitir as ideias de seu conselho, de modo a fornecer aos seguidores o que eles têm Busque inspiração. 

Portanto, seja leal à sua marca, seja criativo e divirta-se.

Pegue a conta do Pinterest sobre o Baking Time Club como exemplo. 

Então eles fizeram uma história de outono no tabuleiro da fogueira, que incluía imagens de café com leite de abóbora, fogueira aconchegante e produtos familiares.

Embora eles sejam um provedor de serviços de assinatura de panificação, eles não se limitam a fixar pins em seus produtos. 

As fotos postadas trarão uma sensação de calor e indulgência, ao mesmo tempo que fornecem receitas, incentivando indiretamente as pessoas a comprar produtos de panificação. 

Este método é mais sutil, mas mais eficaz.

4. Imagem

As imagens são a causa do Pinterest, a definição da marca e a narração da história. 

Suas fotos precisam forçar as pessoas a compartilhar com seu próprio comitê curatorial.

São necessárias imagens de alta qualidade, assim como o tamanho. 

Os pinos verticais (2: 30-600px x 900px) funcionam bem porque ocupam mais espaço e, portanto, se destacam. 

Por isso, compare-os com imagens quadradas (600 pixels x 600 pixels) para tornar seu conteúdo atraente no feed de descoberta. 

Acima de tudo, certifique-se de que sua imagem (e o site usado para essa finalidade) podem ser movidos:

Mais de 85% das pesquisas de interesse são realizadas por meio de aplicativos móveis.

Então o Pinterest nos fornece alguns conhecimentos práticos sobre fotografia de produto:

. A taxa de participação em fotos de vida aumentou em 18%

. A moda funciona melhor quando alguém a está usando

. Quando o foco está nos produtos (e não nas pessoas), as fotos da decoração da casa se destacam

. Fotos de cabelo e beleza aparece quando tiradas em um fundo puro

. Produtos de bricolagem funcionam bem quando fotografados em contexto

. Imagens de seu próprio trabalho, bem como imagens com sobreposição de texto (o Canva é ótimo para esse recurso)

Aprenda como o fundo limpo e organizado da FlyAway BlueJay reflete os argumentos de venda naturais de seus produtos de beleza:

Os usuários também são incentivados a vincular vários alfinetes ao mesmo destino, portanto, considere tirar fotos diferentes do mesmo produto para atrair consumidores diferentes e expandir sua cobertura.

5. Descrição

Embora o texto seja uma imagem, ele também desempenha um papel importante. 

Principalmente em termos de SEO. 

Palavras-chave são importantes para a função de pesquisa de interesse (tornando mais fácil para as pessoas encontrarem você) e para a classificação do Google. 

Além disso, o Google analisará o título do seu quadro, a descrição da foto, a frequência de publicação e a popularidade – e fará anotações.

Portanto, planeje palavras-chave bem pensadas (de preferência de cauda longa) para cada um de seus pins (use a barra de pesquisa e análises para ajudar) e não se esqueça de fazer isso:

. Incluir palavras-chave no título, descrição e imagem da placa / tachinha

. Inclua o preço na descrição (será incluído na seção de presentes)

. Enviou uma frase de chamariz clara e poderosa para cada Pino

. Incluir URL

. Mantenha as instruções dentro de um comprimento gerenciável enquanto prepara o cenário e envolve os leitores

. Adicione um “#” para exibir em “#feed”.

Em outras palavras, Isso ajudará o Google e melhora o SEO no aplicativo.

6. Interaja com seus usuários

Se você deseja que as pessoas participem de seu evento, você precisa interagir com elas. 

Por exemplo: O Pinterest oferece muitas oportunidades de participação:

. Responda a e-mails em tempo hábil

. Agradeça a outras pessoas por fixar seu conteúdo

. Siga seus seguidores e divirta-se com seus pins

. Siga seus concorrentes (veja o que eles estão fazendo)

Isso não apenas promove uma interação positiva com os clientes, mas também fornece uma compreensão profunda do que eles mais gostam, no que estão interessados ​​e para que usam seu produto. 

Você pode usar essas informações para promover ainda mais sua estratégia de marketing de interesse.

Outra ótima maneira de atrair usuários do Pinterest é convidar seguidores para colaborar em um de seus painéis, para que possam fixar conteúdo. 

Depois de entrar no quadro, clique no ícone de adição para convidar outras pessoas a contribuir:

7. Publicidade de interesse

Os anúncios do Pinterest trazem mais oportunidades de exibição para seus Pins – 60% dos usuários descobriram novas marcas ou produtos por meio dos anúncios do Pinterest, e metade dos usuários fez uma compra depois de ver o Pin promovido.

Além disso, você pode criar anúncios direcionados ao Pinterest por meio do Pinterest Ads Manager para aumentar a visibilidade, o engajamento e as vendas. 

Basta selecionar seu Pin, criar uma meta, selecionar um público-alvo, definir uma oferta, pagar pelos resultados, monitorar métodos eficazes e alterar a estratégia de acordo. 

Atualmente, existem cinco campanhas diferentes de gerenciador de publicidade com base em interesses disponíveis:

. Envia tráfego para enviar pessoas de seus anúncios do Pinterest para seu site (pagamento por clique)

. Conscientização – Mostre seus anúncios do Pinterest para novos amigos (pague 1.000 impressões)

. Reconhecimento de vídeo – como acima, mas usando pinos de vídeo

. Engajamento – incentive os usuários a participarem de seus anúncios do Pinterest (pague por clique, salve ou feche)

. Aplicativo – Aumente o número de instalações de aplicativos (pague por clique ou instale)

8. Alfinetes abundantes

Pins ricos são como pins regulares, mas com informações mais detalhadas, como preços em tempo real, disponibilidade de estoque e logotipos. 

Eles tornam mais fácil para os usuários encontrarem você, reconhecerem sua marca e serem clicados com mais facilidade.

Em outras palavras, desde a implementação dos Rich Pins e Pins compráveis, os pedidos do Modern Citizen no Pinterest aumentaram 73%.

Eles precisam de uma preparação para o site, mas felizmente, com o Shopify, sua loja já está configurada para usá-los, basta ativá-los no Pinterest. 

Copie e cole o URL específico do produto no validador Pinterest Rich Pin, digite “.oembed” no final do URL, clique em “Verificar” e em “Aplicar”. 

Então, o pino do seu produto se tornará um pino rico em 24 horas.

9. Alfinetes compráveis

Pins compráveis ​​são apenas isso: Pins divertidos que permitem que os usuários cliquem no botão azul de compra e comprem produtos sem sair do aplicativo ou do site. 

Da mesma forma, Todos os produtos reparados na loja Shopify, se tornarão automaticamente alfinetes de compra. 

Então a experiência de compra perfeita, torna mais fácil para você realizar as compras.

FlyAway BlueJay, um vendedor de velas feito à mão que respeita o meio ambiente, viu os Pins compráveis ​​trazerem 20% das vendas totais e 28% do tráfego total durante as férias.

10. Corrija o conteúdo

Não fixe assim. 

O Pinterest é uma plataforma colaborativa; curadores criam suas próprias pinturas de outras marcas e pessoas. 

Aumente a variedade (não apenas você), para que possa ser mais firmemente fixado e torne os usuários otimistas sobre você.

Shophearts no sul da Califórnia é uma boutique de roupas on-line, mas isso não os impede de criar fotos e broches sobre estilos de cabelo e desejo de passear. 

Então eles fortaleceram a marca de estilo de vida de espírito livre e encorajaram seus seguidores a interagir com eles em um nível diferente do que simples compras.

Portanto, uma boa maneira de incluir outros conteúdos e usuários é conectar-se a blogueiros e influencers. 

Pedir que eles criem “sugestões de visitantes” para você pode fornecer todos os tipos de conteúdo, e você também pode ter alguém distribuindo seu conteúdo para você. 

Isso ajudará a expandir sua rede e alcançar um público mais amplo.

Compre aplicativos de marketing interessantes

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Para as pessoas que vendem itens no Shopify, existem alguns aplicativos excelentes para ajudá-lo a pesquisar seus interesses. 

Alguns de nossos favoritos são:

Streaming de mídia social – permite inserir um fluxo de feed do Pinterest em tempo real no site da Shopify para que as pessoas possam ver os problemas resolvidos.

Promoção de mídia social da Outfy – postagem automática do Pinterest, vinculando coleções de produtos com seu comitê de interesse

Pushpins Social Autopilot – Automático para novos produtos de placas de veículos de seu interesse.

Análise de interesse e gerente de publicidade de interesse

Tudo isso é ótimo, mas a menos que você siga seu próprio caminho, não terá nada. 

É importante analisar a eficácia de seu marketing de interesse e publicidade de interesse:

A análise de interesse e o sistema de gerenciamento de publicidade do Pinterest podem fornecer uma gama completa de informações, incluindo o número de cliques, impressões e repetições dos pins com o maior número de vezes; até mesmo os pins com as classificações de pesquisa mais altas e o que as pessoas fixam você está. 

Além disso, ele também fornece informações demográficas e muito mais. 

Então essas informações devem ser usadas para entender o que você está fazendo e testar o que pode fazer melhor. 

Em última análise, você precisa se certificar de que o que você faz no Pinterest e o que gasta nos anúncios do Pinterest são eficazes para você e sua marca. 

Caso contrário, use as dicas acima para mudar suas ações e obter melhores resultados.

Conclusão

Bom, acredito que depois deste artigo, sua compreensão sobre o Pinterest, deve ter mudado, ou aumentado sua certeza, em utilizar essa rede social.

Ela não pode ter a grandeza do Instagram, ou um grande sucesso como o TikTok, mas o Pinterest consegue entregar suas imagens e vídeos de uma forma muito boa.

Como já disse dentro do artigo, os Pins não ficam aparecendo para sua audiência, durante um curto período de tempo.

Ele na verdade, pode aparecer em tempos e tempos, isso faz com que seu produto, artigo ou qualquer coisa que esteja em seu Pin, possa continuar gerando tráfego, ou até mesmo vendas.

Então não importa muito qual seja o seu tipo de negócio, você pode utilizar o Pinterest como estratégia para crescer seu negócio dentro do mercado digital.

Espero que tenha te ajudado, e se caso você tenha gostado desse assunto, ou tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários.

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