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Marketing Digital: O que é? Como fazer e as principais estratégias

Tempo de leitura: 61 min

Escrito por Marcelo Almeida
em 2020-10-30

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Marketing Digital é um conjunto de estratégias e atividades digitais, que são usadas por empresas (ou pessoas), para atrair novos negócios, criar um relacionamento, divulgar sua marca.

Dentro do mercado digital, são implementadas por meios de canais como SEO, mídias pagas, redes sociais, com o intuito de se conectar com seu público alvo, e atrair novos clientes.

Quando se fala em marketing digital, sempre pensamos em um campo muito grande de oportunidades.

Como a base do marketing digital é a internet, sabemos que não temos limites para onde podemos chegar, quando estamos no ambiente online. 

O mundo já estava em uma crescente evolução no mercado digital, mas nesse ano de 2020, quando a crise mundial devido a pandemia, fez com que todo mundo ficasse em isolamento, a atenção para o mercado digital cresceu de forma absurda.

Então o que nós que somos empreendedores digitais, já sabíamos, aconteceu, o mundo parou, mas a internet continuou a trabalhar a todo vapor, e quem saiu ganhando, era quem tinha seus negócios baseados na internet.

E quem soube usar corretamente o marketing digital, teve um grande aumento em seus faturamentos.

E você veio no lugar certo, para aprender o conceito de marketing digital.

Além disso, iremos falar agora, exatamente sobre tudo que você precisa saber, o que é, como fazer, as principais estratégias, as vantagens, tudo mesmo sobre marketing digital. Espero que você aproveite.

Neste artigo você vai aprender:

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O que é Marketing Digital

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Há muitos anos atrás, quando se falava em marketing, nunca imaginaríamos o poder que seria em nossos dias.

No passado, o marketing era usado em jornais, revistas, na televisão, por meio de rádios, outdoors.

Então esse era o método que as empresas e marcas faziam para se tornar conhecidas, para atingir o maior número de pessoas possíveis, e ver seus produtos, e quem sabe se tornar seus clientes.

Bem, hoje ainda o conceito é o mesmo, mas no nosso caso, com a chegada do marketing digital, temos outras formas de se fazer isso.

Como Surgiu o Marketing Digital: A História Completa

O uso da estratégia digital para alavancar e otimizar um negócio surgiu juntamente com o aprimoramento das pesquisas iniciadas no começo da era da informação. 

Ou seja, o marketing digital nasceu no mesmo momento em que a internet foi criada, na década de 60, tornando-se popular por volta das décadas de 80 / 90, quando a população em geral passou a ter mais acesso aos computadores.

Essa popularização da Internet, iniciada nos Estados Unidos, deu início à Revolução Digital que modificou definitivamente a sociedade e a forma como nos comunicamos.

Com este aumento de usuários e do acesso à internet, surgiu o comércio eletrônico (leilões online, compras eletrônicas e marketing direto), além de blogs e redes sociais, o que foi considerado um prato cheio para que as empresas pudessem divulgar seus produtos de forma que o cliente venha até elas. 

No Brasil, o Orkut foi a primeira rede social a ser utilizada como ferramenta de marketing, agora substituída pelo Facebook, Instagram e Twitter. 

Já os blogs possibilitam que as empresas enriqueçam a internet com conteúdos voltados para seus produtos, de forma a induzir o usuário a ter curiosidade sobre o produto vendido e demonstrar para o mesmo as vantagens que ele terá ao adquirir aquele determinado produto ou serviço.

Quando Começou a Mudar

No entanto, nos anos 90 surgiram portais como o MSN, Yahoo e AOL, que serviam como motores de busca.

Na mesma década, a Amazon vendeu seu primeiro livro e o e-mail passou a ser de uso comum, estimulando as primeiras campanhas de e-mail marketing. 

Então, ainda na mesma década, surgiu o Google, a ferramenta de busca mais utilizada no mundo

Além disso, com o passar dos anos, o mercado digital começou a ter um domínio muito grande, conseguiu atingir um número cada vez maior de pessoas, e começou a partir desse momento, o que chamamos hoje de marketing digital.

MÉTODO DE MARKETING ANTIGAMENTE

MÉTODO DE MARKETING DIGITAL DE HOJE

O Novo Conceito Dos 8 Ps Do Marketing Digital

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Você já deve ter escutado os 4 Ps do marketing digital, que era Os famosos Ps de “produto, preço, praça e promoção”.

No entanto, tivemos muitas mudanças nos últimos anos, e como tudo no mercado digital, vão evoluindo de um dia para o outro, tivemos a mudança dos 4 Ps, para os 8 PS.

Portanto, segundo os pesquisadores do marketing digital, agora temos esses 8 Ps:

1 – Pesquisa

2 – Planejamento

3 – Produção

4 – Publicação

5 – Promoção

6 – Propaganda

7 – Personalização

8 – Precisão

1 – PESQUISA

Através de pesquisas podemos definir quem é nosso público alvo, o que eles estão precisando, conhecer as dores e dificuldades que eles têm. 

Então fazer pesquisas vem se tornando um excelente método de como podemos nos qualificar para falarmos com nosso público de uma forma mais clara.

Além disso, pesquisar como sua marca ou o seu produto, pode chegar até seus clientes, vão te ajudar muito na hora da entrega de informações relacionadas ao seu negócio.

2 – PLANEJAMENTO

Após ter feito corretamente sua pesquisa, você terá informações do que é preciso até chegar em seu público alvo.

Além disso, fazer um planejamento das estratégias a serem usadas, fará que o seu negócio possa dar certo.

Então você pode criar novos produtos para seu público, pode melhorar o que já existe, e pode alcançar cada vez mais novos potenciais clientes.

Sabemos que nosso objetivo principal é sempre vender produtos para nosso público, mas o ponto que temos que lembrar, é que precisamos ajudar nossos clientes.

Precisamos tirar as dores que eles têm, melhorar sua vida financeira, ou até mesmo pessoal.

3 – PRODUÇÃO

Essa é a hora que você para de pensar, e começa a agir! Começar a produzir o conteúdo e colocar em prática todo o seu planejamento, é que fará você ter resultado.

Então usar um site, blog, as redes sociais, para produzir conteúdos, que chamem atenção do seu público alvo, vai te ajudar a tornar sua marca e produto a ficar conhecido.

Depois disso, essas ações, a sua pesquisa e planejamento irão fazer todo o sentido.

E vai ajudar muito no seu marketing digital.

4 – PUBLICAÇÃO

Fazer a publicação de tudo que você pesquisou, planejou e produziu, vai ser o que vai realmente atrair um público qualificado para seu projeto online.

Foque na produção de marketing de conteúdo, que será postado nas redes sociais, e principalmente em seu blog.

Em outras palavras, quando as pessoas forem fazer pesquisas no Google, relacionadas ao assunto que você publicou um conteúdo, você pode aparecer para elas, e podem começar a ser um público seu, e vir a consumir seus produtos.

Lembre-se que é necessário fazer o máximo para que você possa aparecer na primeira página de pesquisas, porque é nela onde a grande parte das pessoas ficam, raramente passam para a segunda página.

Então é muito importante você utilizar técnicas de SEO, para publicação de seus conteúdos.

5 -PROMOÇÃO 

Agora é a hora da verdade, você vai colocar o seu produto para o público que você já veio construindo. 

Portanto, continue a promover um certo relacionamento com o seu público, foque em produzir conteúdos de valor que possam ajudar a solucionar as dores que seu público tem.

Só depois ofereça o seu produto, ninguém gosta que fiquem sendo pressionados a comprar nada, mas eles gostam de comprar algo que eles sintam que seja de valor na vida deles.

Atenção, cada produto tem o seu meio de mídia correto para ser promovido, então saiba usar cada um sempre a seu favor.

6 – PROPAGAÇÃO

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Propagar o seu conteúdo nas redes sociais é uma excelente forma de tornar o seu negócio conhecido.

Por exemplo, pedir para as pessoas compartilhar o seu conteúdo, interagir através de comentários e curtindo, vai ajudar a entregabilidade de seus artigos.

Uma outra forma, é através de anúncios pagos, onde você consegue entregar o seu conteúdo, para um público muito qualificado.

E é uma outra maneira de tornar seu negócio conhecido.

É muito interessante que você esteja bem ativo em mais de uma rede social, porque a chance do seu público ver você, será muito maior.

7 – PERSONALIZAÇÃO

Personalizar algo que foi criado, ou adaptar novas estratégias para o seu marketing de conteúdo, é um processo normal.

Além disso, você vai perceber com o tempo, que o seu público alvo pode estar mudando, que uns compram mais do que outros, e que você vai precisar se adaptar.

Então tente aumentar o relacionamento com seu público, e também conhecê-los melhor.

Acima de tudo, use ferramentas que agreguem valor à sua estratégia, para ter maneiras de personalizar a comunicação e entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa, no momento certo.

8 – PRECISÃO

Analisar os resultados de todo o trabalho que você está fazendo, pode mensurar os seus gastos.

Por exemplo, o marketing digital permite analisar o perfil de quem interagiu com a marca nas redes sociais, quem abriu e clicou em um link de um e-mail, quais foram os conteúdos mais acessados e qual caminho originou este acesso: por meio da rede social, de uma busca paga ou de maneira orgânica.

Portanto, uma análise profunda desses resultados se assemelha ao primeiro P (pesquisa).

Acrescente informações ao público que você definiu no início, aprimore seu planejamento, sua produção ou até mesmo crie novos produtos. Crie um círculo virtuoso de geração de resultados e sucesso.

 Os Conceitos Chave do Marketing Digital 

Dentro do marketing digital, temos alguns conceitos, que para quem está começando nesse mercado, pode parecer um pouco estranho.

Então separamos para você, os conceitos que mais se utilizam dentro do marketing digital.

PERSONA

Essa palavra dentro do marketing digital, falamos quando estamos imaginando nosso cliente ideal, e suas principais características.

São perfis semi fictícios, baseados em idade, gênero, escolaridade e etc.

E alguns comportamentos como gostos, preferências, e frustrações, tudo isso dos seus consumidores reais.

Além disso, através dessas informações, conseguimos chegar a imaginar como seria nosso cliente ideal, e como podemos criar ações mais segmentadas e direcionadas para o público certo, de forma a poupar tempo e dinheiro. 

Inbound Marketing

Bem, esse objetivo tem como interesse, atrair as pessoas gradativamente até a sua marca, e até os produtos.

Isso é feito de forma bem natural, feito através de conteúdos que sejam de valor.

Isso é feito de um jeito que não interrompe seu público, do que eles estavam fazendo, então não é uma coisa forçada.

No entanto, precisa-se usar estratégias de quatro etapas: atração, conversão, fechamento e encantamento.

LEAD

lead

São oportunidades de negócios, onde esses podem ser potenciais clientes, que são capturados pelo Inbound Marketing, que deixam seus meios de contatos pessoais, que geralmente são: emails, telefones.

Então como você tem o meio de contato deles, você pode nutri-los com conhecimentos, e ofertar produtos, isso deve ser um processo contínuo.

FUNIL DE VENDAS

Também conhecido como “jornada do consumidor”, são etapas em que um cliente passa, durante todo o processo de compra.

Além disso, existem três fases do funil de vendas: Topo do Funil (ToFu), Meio do Funil (MoFu) e Fundo do Funil (BoFu).

Então cada uma das etapas possui uma estratégia de conteúdo diferente.

No topo do funil são usados conteúdos introdutórios, cujo objetivo é transformar o visitante em um lead. 

No entanto, quando chega no meio do funil, os conteúdos são mais aprofundados e tem o objetivo de fortalecer o relacionamento com o usuário, além de gerar demanda pelo produto ou serviço. 

Já no fundo do funil, o aspecto está próximo da compra e os conteúdos devem tirar dúvidas específicas, além de quebrar objeções e mostrar estudos de cada caso.

LANDING PAGE

São páginas que tem como foco, totalmente a conversão.

São páginas que têm como base de entrada capturar os Leads, que mencionamos agora pouco.

Portanto, essas páginas tem como objetivo oferecer algum tipo de conteúdo, que seja muito valioso para seu público, ou visitantes, e tem como troca eles deixam algum tipo de informação pessoal, como e-mails e telefones.

SEO

seo

Sigla para “Search Engine Optimization” ou “otimização para mecanismos de busca”.

São ações que você faz, que ajudam a potencializar o ranqueamento do seu site, e o seu conteúdo que é postado. 

Além disso, são esses pequenos métodos que contribuem para melhorar o potencial de ranqueamento de páginas e conteúdo, ajudando a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.

CMS

A sigla CMS vem do termo em inglês Content Management System, ou seja, trata-se de um sistema de gerenciamento de conteúdo.

Na prática, estamos falando de uma plataforma que vai viabilizar que seu site, blog ou e-commerce entre no ar e seja atualizado sempre que preciso.

CTA

Então CTAs (“Call to Action” ou “Chamada para a ação”) tem como objetivo direcionar a ação que o usuário tomará, quando chegar na sua página.

Pode ser baixar um material gratuito, pode ser clicar em algum link, ou realizar uma compra de um produto.

Dessa forma, o usuário continua no fluxo do funil de vendas e chega ao momento de compra preparado para o consumo.

FLUXO DE NUTRIÇÃO

É o nome dado a um processo de automação de Marketing cuja ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, normalmente por e-mail.

Essas mensagens tem o objetivo de ajudar o visitante a caminhar pelo funil de vendas.

Qual É A Importância do Marketing Digital

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De longe o mercado que mais vem crescendo nos últimos anos, é o de marketing digital.

Por permitir um grande estudo de mercado, vem sendo um grande atrativo para as estratégias das empresas, para crescer sua marca, e melhorar a distribuição de produtos.

Além disso, o marketing digital não se baseia apenas na construção e divulgação de marcas e produtos, ela vem sendo uma grande fonte de vendas, e fonte de valor de conteúdos.

O marketing digital, possibilita você conhecer muito melhor seus consumidores, e você pode oferecer produtos ou serviços, que sejam exatamente o que eles estejam precisando.

Então ao fazer um estudo correto sobre o seu público, o marketing digital consegue ajudar tanto empresas grandes, como as pequenas, a como atingir o público alvo, de uma forma mais rentável, que não tenha muitos gastos, e que consiga gerar um grande lucro. 

Um belo trabalho de marketing, consegue fazer você se destacar de seus concorrentes.

Já que o usuário, consegue ver as vantagens que ele tem, quando ele se relaciona com sua marca, ou o seu produto.

Todo o trabalho de qualquer empresa, seja ela de nível nacional, ou internacional, depende exclusivamente de como ela está, se relacionando com o cliente.

Por isso é muito importante, uma boa estratégia, estrutura, e um bom trabalho em cima do marketing digital, que ele seja executado da forma correta.

Como Tornar Seu Negócio Mais Eficiente

O marketing desde o seu começo, sempre teve como objetivo escalar as empresas a como estão os seus concorrentes.

Ou seja, quando uma empresa vê a propaganda, ou as estratégias de sua concorrente, ela automaticamente, elabora uma estratégia para contra-atacar essa propaganda, para se mostrar como se fosse melhor para o público.  

Até hoje, portanto, o marketing é uma ciência que atende às necessidades administrativas e econômicas das corporações.

É preciso pensar nele como um processo gradual que visa, sobretudo, contribuir de maneira positiva com o fluxo de caixa de um negócio, auxiliando em seu progresso.

Por exemplo, ela ajuda a analisar de forma geral, ela pega o todo da empresa, e ajuda a analisar o como está o relacionamento da empresa, o engajamento, a concorrência e as conversões. 

Para que o marketing possa funcionar de forma adequada, é importante que todo o acesso de sua empresa, todos os dados, possam ser verificados, de forma que possam ser analisados, e ter uma resposta de como está o andamento de suas estratégias.

Só assim, pode ser feito uma análise do que é oferecido pela sua empresa, e como ela está em comparação aos seus concorrentes. 

Além disso, outro ponto que o marketing ajuda a escalar sua empresa, é na questão do atendimento, quando seus clientes têm algum tipo de problema, a forma como eles são tratados, e quais as ferramentas que são usadas para isso, pode te dar uma visão geral do rumo do seu negócio.

Vantagens do Marketing Digital

Se você conhecer alguém que não esteja usando o celular ou um computador, que não esteja conectado em alguma rede social em algum momento do dia, me apresente!

De qualquer lugar do mundo as pessoas acessam a internet, o digital está ao nosso redor, e consegue atingir todas as pessoas.

E junto do digital, vem o nosso querido marketing digital, que cresce todos os dias.

Se você tem uma marca na internet, e está usando o marketing e as estratégias, você vai conseguir atingir um grande número de pessoas.

O digital veio para ampliar e facilitar o jeito tradicional de se fazer marketing. Por isso esse meio cresce disparadamente em todo o mundo, e é um dos mercados que mais cresce.

E trouxe uma grande vantagem para as empresas, principalmente para as pequenas, que de forma digital, conseguem colocar seus produtos e conteúdos, de uma forma que muitos possam ver. 

Como Fazer Marketing Digital Nas Mídias Sociais

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Olhem bem para a tela do seu celular, mais especificamente no menu do seu celular, e responda: quantas mídias sociais você tem?

Acredito que pelo menos umas 3, correto!

Só que não apenas você, todas as pessoas praticamente do mundo, tem alguma mídia social em seus aparelhos.

A conexão entre as pessoas nessas redes é muito grande. 

Com o surgimento dessas redes, uma simples postagem, mesmo que não tenha nenhum tipo de intenção, pode ser facilmente alcançar níveis altíssimos de popularidade, principalmente, se feita de forma pensada e estratégica as chances de sucesso são ainda maiores.

Todos nós já sabemos o tamanho da influência que as redes sociais têm na vida de todas as pessoas.

O mercado de compra e venda, presente nas redes sociais é muito grande, se você observar, você consegue fazer pesquisas de marcas e produtos simplesmente entrando em alguma mídia social que eles possam ter.

O grande ponto em questão, Com esse comportamento online mais ativo, a forma como as empresas se relacionam no mercado teve de ser também personalizado.

Então uma marca que busca crescer seu negócio, precisa de toda forma, estar nas redes sociais, usar essa forma de propagação de seus produtos, pode ser o diferencial para seu negócio decolar.

SERÁ QUE VALE A PENA FAZER MARKETING DIGITAL NAS MÍDIAS SOCIAIS?

Se você percebeu bem o que eu falei, as mídias sociais são o ponto de encontro entre um cliente e as marcas.

É onde pode ser construído um relacionamento duradouro.

Na verdade, vai muito além disso, as mídias sociais podem e levam o seu negócio a uma escala sem limites.

Apenas realizando uma publicação de um vídeo, de um post, ou qualquer tipo de conteúdo, milhares de pessoas podem ter acesso, podem ver, se interagir, e começar a acompanhar o trabalho de sua marca, e principalmente, comprar algum produto seu.

Fora que ainda, você pode sempre ficar de olho no trabalho que seus concorrentes estão fazendo.

No entanto, ter seu negócio nas mídias sociais, podem crescer sua marca nos seguintes pontos:

GERAR AUDIÊNCIA

Você precisa ser visto para ser lembrado, e através das mídias sociais, se posicionando de forma contínua, você vai conseguir atrair um público qualificado para seu negócio.

Então você vai fazer isso, colocando e criando conteúdo que seja de muita qualidade.

As pessoas gostam de se alimentar de coisas boas, conteúdo de valor, e quando você dá isso para elas, o foco do olhar começa e fica em você, porque seu conteúdo consegue suprir as necessidades que elas precisam.

CONSTRUIR AUTORIDADE

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Você já ouviu falar que tais pessoas ou empresas são autoridade no assunto? É exatamente assim nas mídias sociais!

Quando você ouve o nome de uma empresa, logo você procura saber qual é as redes sociais para começar a seguir, e ver qual é o tipo de conteúdo que ela posta, e como ela é encarada pelo público.

Logo de cara, uma das coisas que mais chamam a atenção, é o número de seguidores que a marca tem.

Logo em seguida, os números de visualizações dos vídeos, comentários e curtidas nas fotos.

Tudo isso é uma forma de construir autoridade, quando seus números são muito grandes, as pessoas começam a confiar no que você fala, e logo confiam em seus produtos.

TRÁFEGO PARA O SITE

Podemos considerar as mídias sociais, como plataformas que você usa, para gerar relacionamento com seu público, atrair novos clientes, crescer sua marca, mas ainda assim você não é o dono da parada.

Então você pode usar essas plataformas, para atrair o máximo de pessoas possíveis, para o seu site.

Por que lá está concentrada toda a sua estratégia, de vendas, de capturar leads, de alimentar seu público com mais conteúdos de qualidade.

As possibilidades que você pode ter, quando consegue levar seu público para seu site, é totalmente controlada por você, agora quem manda no jogo é você.

Agora você está jogando dentro de casa, então as mídias sociais são um trampolim, que você pode usar, para levar o seu público para o seu site, e lá eles podem comprar de você, virar leads, e o mais importante, gerar uma confiança com sua marca.

ENGAJAMENTO

Como mencionei, a proporção que um conteúdo pode alcançar nas redes sociais é muito grande. 

Por isso é muito importante que seu público possa ter um engajamento com todos os conteúdos que você publica.

Pedir para eles comentarem, curtir, compartilhar, fará com que os algoritmos das mídias sociais entendam que aquele conteúdo é muito bom, e vai entregar para muito mais pessoas.

Claro que para isso acontecer, a qualidade do conteúdo tem que ser sempre de valor, não tem como pedir para as pessoas ter interação com conteúdos que sejam fracos, sem valor nenhum.

Quais São As Melhores Mídias Sociais Para Meu Negócio?

Depende! Sim, depende muito do tipo de negócio que você tem.

Claro que temos as redes que são coringas, que praticamente todos os nichos se encaixam nela, que é o caso do Youtube, Instagram, por que em uma você vai criar vídeos, e na outra um perfil de nicho.

Então as pessoas que vão se interessar pelo seu conteúdo, vai ser pessoas que tem relação com o seu nicho de atuação, e nessas redes tem espaço para todos.

Por outro lado, algumas redes ou mídias sociais têm um certo tipo de nicho, por exemplo: você não vai ver uma rede de floricultura, dentro do LinkedIn.

Pode até ter, mas essa rede é mais voltada para negócios voltados ao nicho de dinheiro, como marketing digital, empreendedorismo, criação de emprego e investimentos.

O nicho de floricultura poderia dar muito certo usando o Pinterest, que trabalha muito o conteúdo visual.

Então tem oportunidade para todo mundo.

Não existe uma regra específica, mas algumas mídias podem se encaixar em alguns nichos, melhores do que em outros.

Basta a sua percepção.

Estratégias De Marketing Digital

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Então é possível consideramos muitos pontos que provam que o digital chegou para ficar, e está em todos os lugares.

Não existe nada que façamos, que não esteja ligado a internet.

Também conseguimos perceber, que não é qualquer tipo de conteúdo que podemos publicar na internet, que significa que vai dar certo, que logo teremos muitas vendas.

Um dos pontos que decidem o seu sucesso ou não, dentro do marketing digital, é saber trabalhar em cima de boas estratégias.

Não precisa gastar um monte de dinheiro tentando descobrir quais são as melhores estratégias do marketing digital, mas o que você tem que fazer é pesquisar, dedicar tempo e dedicação.

O que você quer fazer dentro do marketing digital, qual é o seu objetivo, vender, crescer sua marca, ser um site de confiança, ter sempre artigos nas melhores posições de indexação.

Tudo precisa de uma estratégia, a cada passo que você dá, dentro do mundo digital, o que vai definir seu crescimento.

Então, preparei 12 estratégias de marketing digital.

01- INBOUND MARKETING

02 – MARKETING DE CONTEÚDO

03 – SEO

04 – SEM

05 – LINKS PATROCINADOS

06 – E-MAIL MARKETING

07 – PPC

08 – NATIVE ADVERTISING

09 – GUESTS POSTS

10 – REMARKETING

11 – MARKETING DE AFILIADOS

12 – OTIMIZAÇÃO DE CONVERSÃO – CRO

Inbound Marketing

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O inbound marketing, tem como característica a criação de conteúdo, e ser encontrado pelas pessoas, é literalmente a entrada do seu negócio, aquilo que vai atrair o seu público.

Além disso, as empresas utilizam o inbound marketing para entender as pessoas, quais são os seus problemas, suas dores, construir um tipo de relacionamento com o público.

Através dessa construção, vem a parte de ajudar a solucionar os problemas delas, agora que você já tem um conhecimento do seu público.

Hoje mais do que nunca, você usa canais de comunicação para interagir e construir uma audiência para com seu público, tem de monte.

Então quanto mais você conhece seu público, mais preciso será a sua informação para ajudá-los.

E quanto mais interesse, mais procura as pessoas fizerem sobre você, maior será o número do seu público.

Vai começar a crescer de forma natural.  

Então para ficar gravado na sua mente, o conteúdo que você publica, é a porta de entrada para seu público, é onde as pessoas virão até sua marca, conhecer seu trabalho, por que notaram um valor em seus conteúdos.

Marketing de Conteúdo

Podemos dizer que nos últimos anos, essa tem sido a principal  estratégia digital que todas as empresas têm usado.

Segundo fontes de pesquisas, cerca de 70% das empresas, fazem através do marketing de conteúdo, o canal principal para atrair seus futuros clientes.

Em outras palavras, você consegue educar seu público, atrair clientes qualificados, que não vão demorar muito para comprar seus produtos.

Com um público muito mais qualificado, além do processo de compra e venda, o número de interação, captura de leads, aumenta muito mais.

Portanto, o Marketing de Conteúdo, é realizar publicações que sejam de real valor para seu público, a fim de atrair, encorajar, realizar vendas, e valorizar a marca de sua empresa.

Além disso, para que seu conteúdo possa chegar até diversas pessoas, e ser entregue para sua persona, seus canais de comunicação, ou onde será colocado o seu conteúdo, tem que ser de forma que possa abranger o máximo de pessoas possíveis.

BLOG 

blog

Através de um blog, você pode realizar a recepção do seu público ideal, para se sentirem à vontade dentro de sua casa.

Usar conteúdos que chamem a atenção, e levar essas pessoas que notarem seus conteúdos até sua casa, ou para o seu blog, é uma estratégia genial, e muito bem usada.

Dentro do seu blog, o seu público pode te conhecer melhor, você pode contar um pouco sobre a empresa e sobre você.

Acima de tudo, eles podem ser alimentados com conteúdos de valor, podem ter acesso a videoaulas gratuitas, ou baixar um E-book.

Quem manda dentro do blog é você, qualquer tipo de estratégia que você queira usar, você pode usar CTAs para seu público na hora e quando você quiser.

Fora que ainda você pode usar artigos bem ranqueados para chamar atenção de um público muito grande, e muito qualificado, e que possam gerar autoridade e convenções para seus produtos.

Da mesma forma, Ter um blog, ou um site para encaminhar seus clientes, gera um ar de profissionalismo, quem olha pensa que essa empresa é profissional e séria, e gera muita credibilidade.

SEO

Nada melhor do que ser encontrado em mecanismo de buscas, de forma orgânica, sem gastar nenhum real!

É exatamente isso que o SEO faz!

SEO ou Search Engine Optimization é uma estratégia para otimizar um site e torná-lo mais fácil de ser encontrado pelos buscadores, como o Google, por exemplo.

Hoje as pessoas querem respostas que realmente tirem suas dúvidas.

E através de algumas técnicas, conseguimos falar para os mecanismos de busca, que nosso site e nossos conteúdos, tem essas respostas.

Deixar suas páginas de forma otimizada, significa deixar elas mais compreensíveis tanto para as pessoas que acessam seu site, como para os algoritmos de buscas.

Seguindo todas as estratégias de SEO e levando em consideração as recomendações do Google, você ainda fica com um site de melhor desempenho, pois os critérios são rigorosos.

ON PAGE

São as estratégias de SEO usadas dentro do seu site, para melhorar a experiência dos usuários, e melhorar a otimização das páginas de  conteúdos.

O uso de palavras chaves, tanto no título, nas imagens e ao longo do texto, vão deixar a sua página muito mais otimizada.

OF PAGE

São estratégias usadas através de links de outros sites, que enviam o usuário até a sua página.

Além de ajudar na autoridade do seu site, ajuda muito nos mecanismos de buscas, e aumenta muito o seu tráfego.

Então é uma outra forma de ranquear o seu site e seus artigos.

SEM

SEM (Search Engine Marketing) ou Marketing do mecanismo de buscas, é como se fosse o irmão mais velho do SEO, devido a sua importância.

Enquanto o SEO, é usado para melhorar o ranqueamento de sites e conteúdos, podemos dizer que o SEM, da mesma forma, consegue melhorar esse ranqueamento, de forma orgânica, assim como o SEO.

O SEM tem como base todos os motores de busca, ou seja, se você está fazendo marketing nos motores de busca, lá está o SEM.

O SEM é dividido em duas partes.

Uma delas é o SEO como já mencionado, que tem como objetivo gerar mais tráfego orgânico para um determinado domínio. E a outra são os links patrocinados.

Estamos falando dos anúncios que são exibidos no Google e em outras plataformas.

Esses materiais envolvem estratégias como a pesquisa de palavras-chave e outras técnicas em comum com o SEO.

Marketing de busca é o processo de gerar tráfego e visibilidade através dos mecanismos de busca, tanto por esforços pagos e não-pagos.

Enquanto o SEO foca muito no tráfego, em ações e estratégias não pagas, ou SEM por outro lado, envolve estratégias e ações de compra de mídias digitais para gerar tráfego.

O ponto em questão, é que quando se fala em SEM, é o termo utilizado para estratégias pagas, mas na verdade, podemos usar essa palavra para descrever estratégias tanto orgânicas, como pagas.

Caso não tenha entendido corretamente, leia esse artigo sobre SEM, da rockcontent.

Links Patrocinados

Usar links patrocinados, tanto nas redes sociais, exemplo o Facebook, como nas páginas de pesquisas, como Google e Youtube, traz um alcance muito grande para seu negócio.

Anunciar aumenta muito as chances de conversão, pois aparece, exatamente, no momento em que o usuário realiza uma busca por uma determinada palavra-chave.

Existem links patrocinados para praticamente tudo!

Para realizar vendas…

Capturar leads…

Gerar alcance e autoridade na sua branding…

Promover um conteúdo postado nas redes sociais…

A lista seria muito grande, o grande ponto em questão, é que fazer anúncios patrocinados ajuda muito o seu negócio online.

E-mail Marketing

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Pode acreditar, usar e-mails para se comunicar com as pessoas, seja com seus atuais ou futuros clientes, enviar qualquer tipo de mensagem com fins comerciais, ainda é uma excelente estratégia.

Mesmo em pleno 2020, onde temos WhatsApp, Telegram, Messenger, Direct, tudo isso são meios de comunicação em massa, mas ainda sim devemos utilizar e-mails, e vou te falar do por que agora.

Bom, o primeiro fato de usarmos emails em nossas estratégias de marketing, é sobre o controle que podemos ter.

Portanto, é possível segmentar suas listas seguindo diversos fatores, como taxa de abertura dos e-mails, respostas, downloads de um material, entre outros.

Para gerar uma taxa de abertura ainda maior, é preciso estudar corretamente diversas táticas, que vão destacar seus e-mails, dos milhares que seu público recebe todos os dias.

Uma das melhores formas para conseguir uma boa lista de e-mails, é uma página de captura.

Assim, só quem realmente está interessado naquele negócio receberá mais informações.

Outra forma de captura, é oferecendo um conteúdo gratuito, seja um e-book, ou uma videoaula.

No entanto, após aplicar a captura dos e-mails, você deve saber o que fazer com eles, quais foram os tipos de e-mails que devem ser enviados.

CONSTRUINDO LISTAS DE E-MAILS

De início, você precisa conquistar ou adquirir essa lista de emails, e nada de pensar em comprar listas de e-mails que tem gente vendendo na internet.

Tem que ser algo de verdade, que você vai conquistando aos poucos.

Então esses sãos os passos que você deve seguir:

1 . Escolher uma boa ferramenta que possa fazer o gerenciamento de e-mail marketing.

2 . Implementar em seu site, ferramentas de capturas desses e-mails, que são formulários.

3 . Inserir conteúdos cativantes dentro do seu site, e oferecê-los de forma gratuita para o público, pedindo apenas que eles coloquem um e-mail para que o conteúdo possa ser enviado.

4 . E por último mas não menos importante, construir sua sequência de e-mails, que será enviada para os leads que você capturou. 

Neste quarto ponto, o tipo de e-mail vai depender de qual estratégia você vai usar, mas tente criar um relacionamento com seus leads, não tente apenas sair empurrando produtos para vender neles.

TIPOS DE E-MAILS

1 – E-MAILS INFORMACIONAIS

É um tipo de mensagem que tem que ser simples e direta, que tem como objetivo informar seus leads de algo.

Que pode ser um lançamento de um produto, uma promoção de última hora, ou um conteúdo novo, ou algum evento que terá.

Qualquer coisa que remeta a algo informativo, pode ser usado.

Geralmente são e-mails mais curtos, que possam passar o máximo de informações possíveis, o quanto antes, se possível no próprio título.

2 – E-MAILS DE NUTRIÇÃO

Esse tipo de e-mail tem como objetivo nutrir seus leads, que tiveram acesso ao seu site ou blog, mas não fizeram uma compra.

Através desse e-mail, você consegue levá-lo a tomar uma ação, que pode ser continuar em seu funil, ou até mesmo encorajá-los

 a realizar uma compra.

3 – E-MAILS EDUCACIONAIS

Bom, como o próprio nome já diz, você deve entregar conteúdos de valor para os usuários que deixam o meio de contato deles para você.

Então essa é a parte mais importante dentro do nosso e-mail marketing, você deve entregar conteúdos que resolvem os problemas deles, que gerem um valor.

Sempre tenha conteúdos escolhidos a dedo, e que sejam exclusivos para esse grupo de usuários, que eles possam se sentir especiais.

4 – E-MAILS TRANSACIONAIS

Esses e-mails são enviados de forma automática depois que o usuário realiza uma ação, que pode ter sido enviado logo após o usuário ter feito uma compra.

Podem também ser enviados, logo após o usuário ter feito um cadastro, então esses e-mails podem ser personalizados, para que sejam agradáveis para quem os recebe.

Além disso, esses e-mails devem focar na conversão, por isso precisam ser direto ao ponto, usando uma CTA, ou link direto.

5 – NEWSLETTERS

São espécies de mailings informativos periódicos com conteúdos relevantes para os usuários.

Portanto, o grande foco desse tipo de e-mail, é sempre o conteúdo, divulgar material, conversar com seus usuários, é realmente alimentá-los.

PPC

PPC vem de pay-per-click (pague-por-clique), uma forma de marketing na internet onde você paga cada vez que seu anúncio é clicado.

Sem dúvida esse é um dos métodos mais usados, para aqueles que querem gerar tráfego para seu site ou blog, e não querem esperar resultados orgânicos baseados em técnicas de SEO.

Então esse tipo de anúncio é utilizado principalmente em mecanismos de busca, mas não significa que só pode ser usado apenas desta forma.

Com anúncios pagos, você consegue atingir um tipo de público, que talvez seus conteúdos de forma orgânica não estavam conseguindo.

Então, se você quiser crescer no seu blog, sem depender do SEO – invista na produção de conteúdo e trabalhe com os anúncios PPC.

Existem alguns meios de se fazer anúncios pagos, e vou te falar quais são eles.

Facebook Ads

O Facebook é uma excelente e muito utilizada ferramenta para se criar anúncios, e você consegue editá-los tranquilamente dentro da plataforma.

O legal, é que a própria plataforma, te fornece formatos de publicidade, baseados em seu objetivo, que pode ser, trafego, conversão, alcance, ou outro tipo de publicidade.

Então se você quer ter ótimos resultados, e alcançar um grande número de pessoas, pode usar o Facebook Ads como plataforma de anúncios.

Instagram Ads

Como o Instagram tem o mesmo dono, nosso querido Mark, nos ajudou nessa questão de anúncios, e você pode utilizar as mesmas ferramentas do Facebook Ads, está tudo integrado, para nossa alegria.

E podemos dizer que uma grande parte de usuários de redes sociais gosta de passar um bom tempo no Instagram, isso é muito bom, porque precisamos fazer anúncios, onde o público está.

E segundo alguns dados do próprio Instagram, cerca de 75% dos usuários, realizam algum tipo de ação após ver o anúncio.

Então isso pode ser tanto para levá-los para uma página de blog, ou direto para realizar a compra de um produto, ou uma recompensa digital gratuita.

Google Ads

Não sei se você sabe, mas o Google é a maior ferramenta de pesquisa do mundo.

Então usar um recurso de anúncios dentro dessa plataforma, pode dar muito resultado para você.

Esses anúncios são aqueles que aparecem para nós quando realizamos uma busca qualquer.

Eles também podem aparecer em formato de banner e vídeos, e são a principal fonte de receita do Google.

Vale muito a pena utilizar essa ferramenta de anúncios!

Youtube Ads

Caso você não saiba, o Youtube é uma ferramenta do Google, então pelo próprio Google Ads, você consegue fazer anúncios para o Youtube também.

Sabe quando você está assistindo um vídeo, daí aparece aqueles anúncios no meio do vídeo, esses são os do Youtube Ads.

Uma vez veiculada, você só paga pela publicidade depois que as pessoas assistirem ao seu vídeo por pelo menos 30 segundos, ou clicarem nele.

LinkedIn Ads

Sim! Até mesmo a maior rede profissional do mundo é capaz de se fazer anúncios.

Uma grande vantagem em relação às outras redes, é que os usuários são muito mais qualificados.

Claro que vai depender do tipo de negócio que você tem.

Assim, fica muito mais fácil direcionar um anúncio qualificado para esse público.

Display Ads

Esse tipo de anúncio é uma mistura de imagens ou textos, ou seja, display e banner.

Geralmente, anúncios de display, não aparecem em páginas de resultados de busca, mas em sites que fazem parte da rede de anunciantes escolhida.

Native Ads

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Native Ads são anúncios online dentro de blogs, sites de notícias e redes sociais que não têm o formato tradicional de propaganda. 

Traduzindo para o português, o termo significa publicidade nativa.

Trata-se de um tipo de anúncio que geralmente aparece para o usuário no formato de recomendação de conteúdo.

Eles surgem na tela do usuário, em forma de conteúdo, como se fosse parte de um outro artigo, e fica lá destacado, o que chama muito a atenção do usuário, porque não se parece em nada com um anúncio.

Podemos dizer que é um anúncio que não tem a aparência de um anúncio e que incorpora os elementos de onde é veiculado.

Quase um camaleão. Por que ele se adapta para o conteúdo que o usuário está obtendo.

Então você já deve ter visto, e até mesmo clicado em um desses anúncios, em sites de notícias.

Eles geralmente aparecem em baixo da matéria, onde aparecem assuntos recomendados.

Esses conteúdos são os Native Ads.

Além disso, essa modalidade de anúncio pode ser melhor para as empresas do que os anúncios tradicionais, que são gerados no buscador do Google, ou em redes sociais.

De acordo com uma pesquisa da Sharethrough e IPG Media, consumidores analisaram native ads com 53% mais frequência do que anúncios de display (aqueles que aparecem no formato de banner).

Além disso, esses anúncios registraram um aumento de 18% na intenção de compra e de 9% nas respostas das pessoas em relação à afinidade da marca em relação ao display.

Investir em Native Ads pode gerar um resultado muito bom para seu negócio, conforme mostram as pesquisas.

No entanto, o grande diferencial dessa forma de anúncio, é que ele é menos invasivo, o que o deixa mais atrativo para os usuários.

Guests Posts

Guest posts são os artigos de convidados. Ou seja, eles oferecem a possibilidade de você publicar conteúdos em outros blogs que não sejam o seu. 

Normalmente, são convidados para escrever guest posts especialistas em determinados nichos e autoridades sobre o assunto abordado.

Essa é uma prática bem comum, que você já deve ter percebido, caso acompanha conteúdos de blogs.

Então um blog que quer um conteúdo de qualidade, pode convidar um escritor terceiro, que geralmente é um especialista no nicho em questão, para escrever um conteúdo, e ser publicado naquele blog.

Saiba que nem sempre é fácil você manter seu blog cheio de conteúdos de valor para seu público, por isso essa modalidade de “Guest post” pode ser muito benéfica para seu negócio.

Os Benefícios

Muitas empresas devido a falta de entendimento sobre o assunto, podem questionar o motivo de se fazer “guest posts” em outros sites, ao invés de se fazer no seu, e gerar tráfego para seus próprios concorrentes.

Bom, é um ponto que realmente faz muito sentido, mas se pararmos e pensarmos, existem muitos motivos para se fazer essas parcerias, e eu vou te mostrar quais são eles.

ALCANÇAR UMA AUDIÊNCIA NOVA

O trabalho para se crescer e formar uma comunidade para seu negócio, pode demorar mais tempo do que você imagina.

Exige um grande esforço, e os números costumam crescer bem lentamente.

No entanto, seus concorrentes já estão bem mais adiantados que você, e já estão conversando com o público deles.

O relacionamento entre empresa e público, já está sendo feito.

Por outro lado, quando você faz esse tipo de troca de conteúdos, que no caso seria o guest post, você consegue alcançar pessoas novas, pessoas que antes nunca tinham ouvido falar do seu negócio.

POSICIONAR-SE COMO AUTORIDADE

Quando você, sua marca ou seus produtos estão em vários lugares, em diversas plataformas, e as pessoas conseguem te ver, e dentro delas você consegue passar conteúdos de valor.

Automaticamente você vai gerando uma autoridade.

Então quando você ganha essa autoridade perante seu público, sempre que eles precisarem de um conteúdo, ou um produto que solucione o problema deles, logicamente que o primeiro a vir na mente deles é você.

Seu nome vai virar a referência que eles precisam, eles irão te escutar, irão querer comprar o seu conhecimento.

CONSEGUIR BONS LINKS

Quando falamos de posicionamento orgânico de site, logo lembramos de SEO.

E receber links de outros sites é um dos grandes fatores para melhorar o seu posicionamento, sem precisar ter gastos em anúncios.

Então quanto mais links sua empresa receber, maiores as chances de conseguir alcançar as primeiras posições do Google nas palavras-chave importantes para o negócio.

Fazer publicações de posts como convidado em outros blogs, que sejam relevantes dentro do mercado, é uma forma garantida de receber alguns desses links.

Remarketing

remarketing

O remarketing ou retargeting é uma estratégia de marketing digital que permite exibir anúncios e conteúdos para quem já teve contato com a marca.

Sabe aquela sensação de perseguição, quando você vai pesquisar algum produto na internet, e depois que você fecha aquela pesquisa, aparece em todo lugar anúncios do que você pesquisou? Isso é remarketing.

Todo site que você acessa começa a exibir banners e pop-ups deste produto, como passagens aéreas, calçados ou um novo eletrodoméstico que você sonha em comprar.

Além disso, essa é uma das melhores estratégias de vendas, uma das mais eficientes, porque é como se você estivesse induzindo, o cliente que não fez a compra daquilo que ele pesquisou, a terminar.

Infelizmente, nem todas as empresas sabem explorar esse tipo de recurso, de uma forma correta.

Como Funciona o Remarketing?

Como já falamos, é possível interagir com pessoas que já viram seus anúncios ou sites de várias maneiras.

Mas você imagina como esse processo é feito?

De início, antes de você fazer seu anúncio, independente de onde ele esteja, tanto no Facebook Ads ou no Google Ads, ou em qualquer rede, é preciso que saibam quem são os usuários, que já tiveram acesso a sua rede.

Geralmente essas redes, tanto Facebook, Adwords, Taboola, ou qualquer outra rede, disponibilizam ferramentas para que as pessoas sejam identificadas antes da criação de anúncios.

Bem, precisamos que você entenda que existem 2 formas para se fazer isso, e listamos elas abaixo.

1 –  SUA LISTA DE E-MAILS

Uma das primeiras formas de fornecer dados para as redes de anúncios, é através de sua lista de e-mails.

No Facebook, por exemplo, é possível integrar sua conta do MailChimp ou subir uma planilha com contatos de seus leads e direcionar anúncios personalizados para esse público.

Essa seria uma outra forma de criar um canal de interação com eles, não ficando preso apenas na lista de e-mails, mas usando o Facebook para se comunicar com eles.

Uma outra maneira muito boa de se usar o remarketing baseado na sua lista de e-mail.

Por exemplo um afiliado do seu produto, pede essa lista para você, para poder fazer um remarketing no Facebook para essa sua lista.

2 – PIXEL DE REMARKETING

Uma outra forma de se fazer o remarketing, é usando um pixel que é capaz de automatizar  o processo de retargeting. Para funcionar de forma correta, você precisa instalar em seu site, esse pixel.

Além disso, esse tipo de pixel, é fornecido nas redes de anúncios, como Facebook Ads e Google Ads.

O pixel, além do recurso para criação de imagens na tela de seu computador, serve para capturar informações de quem acessa seu site por meio de cookies.

Quando você tem esse pixel instalado, suas informações se tornam mais específicas, como por exemplo quantidade de visitas, o número de impressões de um anúncio.

Você consegue direcionar suas campanhas para o público personalizado.

Marketing de Afiliados

O mercado digital é simplesmente sem limites, e muitas empresas, empreendedores digitais, não conseguem alcançar um grande número de pessoas como eles gostariam.

Então uma forma desse alcance aumentar, é usar afiliados.

Esse marketing de afiliados, é uma forma de aumentar as suas vendas através de uma rede de sites parceiros.

É uma estratégia que vem conquistando um número cada vez maior de adeptos em todo mundo, pois sua implementação é relativamente simples de ser implementada e altamente eficiente.

1 – O que é Marketing de Afiliados e Como ele Funciona?

Bom, é uma estratégia de marketing digital, que tem como objetivo usar anúncios e outras técnicas, com o simples objetivo de efetuar a divulgação de um produto.

Então os afiliados, usam algumas plataformas como as redes sociais, Youtube, Instagram,Facebook, Pinterest e outras, para realizar essa divulgação.

Outra forma que é muito mais profissional, é usar sites e blogs, para fazer divulgação dos anúncios do produto que ele se afiliou.

Isso pode ser feito tanto de forma orgânica (gratuita), ou até mesmo de forma paga.

Por exemplo, quando um visitante do site parceiro clica naquele anúncio e vai até a loja patrocinadora do programa de afiliados e realiza uma compra, um percentual deste valor será repassado ao afiliado.

Portanto, podemos dizer de certa forma que um afiliado é quase a mesma coisa que um vendedor de loja física, que utiliza de variedades de técnicas para efetuar a venda de um produto.

E quando essa venda é feita, o afiliado é comissionado.

Um grande diferencial, é que o afiliado usa conteúdos de valor, para chamar a atenção do seu público alvo, e depois tenta realizar a venda.

2 – Quais as Vantagens do Marketing de Afiliados para Anunciantes?

Como já mencionado, os afiliados para os produtores são uma benção, por que eles conseguem levar a divulgação do produto de determinada empresa, a lugares que ela sozinha não conseguiria.

Então imagina, as empresas têm seus produtos sendo anunciados nas redes sociais, em blogs, em sites, em anúncios pagos na internet, praticamente conseguem atingir um número inimaginável.

Lembra que um dos conceitos do marketing digital, é que ele não tem limites, pessoas de qualquer país podem ter acesso ao seu produto, caso ele seja digital.

Além disso, os afiliados só serão remunerados, caso eles consigam realizar a venda dos produtos que ele se afiliou.

Ou seja, só paga uma comissão se as pessoas comprarem os produtos ou serviço, você terá uma rede extremamente comprometida com resultados, no que chamamos de uma estratégia de Marketing de Performance.

Otimização de Conversão – CRO

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CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization, que em português significa Otimização de Conversão. 

A estratégia consiste em um conjunto de práticas que aumentam as conversões de determinado site, aproveitando melhor o tráfego que as páginas já possuem sem, necessariamente, atrair mais visitantes.

Mesmo não sendo uma das siglas mais conhecidas dentro do marketing digital, o CRO é uma que pode trazer um grande resultado para seu negócio.

Por exemplo: imagine que você tem uma Landing Page que atrai cerca de 1000 visitantes todos os meses.

Mas apenas 100 delas fazem uma ação, que é fazer o download de um E-book.

Então você aplica algumas técnicas de CRO na sua página, e já no mês seguinte, o número sobe para 200 conversões.

E você não construiu nada, apenas melhorou sua página.

O Que É Uma Conversão?

Em CRO, uma conversão é algo bem mais abrangente do transformar um visitante em um Lead: envolve as várias ações que o visitante pode tomar em um site. 

Além do clássico preenchimento de um formulário, também podem ser consideradas como conversões ações como:

  • Efetuar uma compra na loja virtual
  • Iniciar um teste de um software
  • Clicar em um banner
  • Navegar e entender os conteúdos de sessões-chave do site
  • Fazer um pedido de contato com um vendedor

Você precisa olhar corretamente qual é a intenção que você quer que o usuário realize dentro do seu site, só aí que as técnicas de  CRO irão fazer sentido.

Se você quer gerar leads, formulários de captura, se você quer gerar vendas, botões que estimulem cadastro na loja, por exemplo.

Taxa de Conversão

Então para aplicar as estratégias e técnicas de CRO, você precisa entender se o resultado que seu negócio está gerando, está dentro dos padrões esperados.

Verificar como está a sua taxa de conversão, pode melhorar e muito seus resultados.

Vamos ver um exemplo, baseado na taxa de conversão, de captura de leads.

O objetivo é capturar o contato dos usuários que navegam dentro do seu site, para nutri-los posteriormente.

Digamos que um site com volume de 10.000 acessos teve, em determinado período, 598 formulários preenchidos, em pontos de conversão distribuídos de forma estratégica em páginas e pop-ups.

Qual a taxa de conversão?

  • Números de acessos: 10.000
  • Número de conversões: 598
  • Cálculo: 598/10.000 = 0,0598 = 5,8% de conversão de visitantes para Leads

A taxa de conversão pode ser medida em qualquer etapa do funil de vendas: tanto do topo para o meio, do meio para o fundo, e do fundo até virar um cliente.

Dessa maneira, você consegue realizar um diagnóstico de onde está o problema do seu negócio, onde você pode otimizar usando as técnicas de CRO. 

Você pode medir o percentual em cada uma das etapas.

  • Visitantes para Leads
  • Leads para oportunidades
  • Oportunidades para clientes

Esse é um exemplo mais tradicional, mas você pode adaptá-lo para a realidade do seu negócio, ou seja, você pode tanto reduzi-lo, ou quebrá-lo em mais etapas.

É extremamente importante, que você saiba as métricas que deseja analisar em cada estágio e ter um diagnóstico geral da performance do seu site.

Plano de Marketing Digital

plano-de-marketing-digital

Um planejamento de marketing digital, pode aumentar suas conversões, bem como a visibilidade de sua marca.

Mas não é estalando os dedos que isso vai acontecer, preciso de um plano muito bem estruturado.

Defina seus Objetivos

Você precisa deixar bem claro quais são os objetivos da sua empresa, qual é o futuro dela, até onde quer chegar. 

Tente entender qual será o plano ideal que possa ajudar seu negócio a crescer.

Crie Indicadores-chave de Performance (KPIs)

Key Performance Indicator, os KPIs, são indicadores-chave de desempenho para medir o nível de sucesso das empresas.

Portanto, eles são usados para medir o nível de desempenho da empresa, e ver se estão no caminho certo, e onde precisam melhorar.

Quando não se usa esses tipos de indicadores, não se consegue medir corretamente o nível de desempenho da empresa, então não tem como observar quais são os pontos a serem melhorados.

Detalhes da sua Persona

Nós já vimos neste artigo um pouco do conceito de persona, e como é importante você conhecer para o crescimento do seu negócio.

Então para que você consiga direcionar todo o seu esforço para o público correto, você precisa estudá-los, imaginar como eles seriam.

Faça uma definição de como ele seria, suas características, sua personalidade, hobbies, interesses, hábitos, tudo que possa facilitar esse processo.

Template de Plano de Marketing

Um plano de marketing não precisa obrigatoriamente ser bonito, e sim eficaz, mas como você é e quer demonstrar ser um profissional, então precisamos demonstrar isso, através de  documento apresentável e organizado.

Você pode encontrar diversos templates na internet, ou pode simplesmente criá-los.

Assim, como os exemplos a seguir.

5 Exemplos de Marketing Digital

Agora que você já sabe muito sobre marketing digital, veja com detalhe, como essas estratégias a seguir são sensacionais.

Assim, você pode ter uma inspiração.

1. Airbnb

As grandes empresas estão cada vez mais envolvidas em questões sociais, e suas campanhas estão entre os grandes exemplos de marketing digital, que geram impactos e engajamento digital nas redes sociais.

Um exemplo disso é a campanha #weaccept da Airbnb.

A campanha foi lançada logo após a proibição do presidente americano Trump em relação à entrada de refugiados e imigrantes de países muçulmanos nos Estados Unidos.

No entanto, no início do ano de 2017 muito se discutiu sobre os refugiados.

Neste cenário, com a discussão em alta, a Airbnb tomou uma posição contra o presidente Trump, com uma propaganda de alto impacto.

Essa campanha não foi vinculada em nenhum lugar qualquer!

Ela foi simplesmente passada diante da maior vitrine do mundo para um comercial de 30s, a final do Super Bowl, futebol americano.

Além disso, milhares e milhares de pessoas assistem esse evento ao vivo no mundo todo, é simplesmente um dos maiores eventos do mundo.

Tudo isso vinculado à suas mídias sociais divulgando a hashtag #weaccept, gerando um grande engajamento.

Dessa maneira, sua marca e posicionamento, foi demonstrado para milhares de pessoas no mundo todo.

https://youtu.be/yetFk7QoSck

2. Heineken

A Heineken é uma das principais empresas no conceito de propagandas virais. 

Em 2018 ela veiculou um curta no Facebook, que em pouco tempo somou mais de 130 mil compartilhamentos e mais de 325 mil interações. 

Isso sem contar as milhões de visualizações que se seguiram.

A campanha buscava reunir pessoas com pontos de vista bem diferentes. 

Reunindo, por exemplo, um homem de direita com uma mulher de esquerda, um conservador com uma transexual e outros opostos.

Ela colocou no mesmo ambiente, pessoas que tinham pensamentos contraditórios entre eles, os fez trabalhar juntos, e no final mostrou quem realmente eles eram.

Fez uma proposta para que pudessem tomar uma cerveja, e dialogar suas diferenças. 

Juntamente com o vídeo a marca também divulgou sua hashtag #OpenYourWorld, que de forma muito rápida, chegou a atingir números impressionantes e extremamente positivos.

Uma sacada genial, que fez com esse vídeo viral, mostrasse uma imagem positiva da marca, despertou emoções em seus clientes, e ainda divulgou o seu produto.

É aquele tipo de conteúdo que as pessoas param e falam: Ei, você viu aquele vídeo da Heineken? Não. Então vou te mostrar, é esse aqui!

https://youtu.be/gSQLW_9uqSY

3. Domino’s

A famosa pizzaria americana Domino´s, fez recentemente uma campanha que foi um grande destaque nas plataformas americanas.

A campanha “Domino’s Anyware” tinha o objetivo de tornar o ato de pedir uma pizza a coisa mais fácil que alguém poderia fazer.

Para isso bastava que ela tivesse qualquer equipamento de tecnologia.

Então a Domino´s permitiu que por vários meios as pessoas pudessem pedir pizzas, com a maior facilidade possível.

Eles conectaram a  página principal, há vários ícones de dispositivos como smartwatch, voice, carro, Google Home, Amazon Alexa, além de diversas redes sociais de uma só vez.

Assim aumentando em muito o engajamento da marca com seus clientes, e também realizando uma bela campanha para o crescimento da marca.

https://youtu.be/D1SrOjuBSEU

4. Mastercard

Uma das grandes empresas que conseguem gerar um relacionamento com seus clientes, é a Mastercard.

E fez isso mais uma vez, de uma forma que gerou muita paixão.

Por exemplo, uma dessas campanhas, em 2016, se transformou em um dos virais mais emblemáticos da marca fazendo história.

A gigante dos cartões de crédito é uma grande patrocinadora da MLB (Liga de Baseball americana), e realizou uma grande ação com o time do Chicago Cubs.

Então, aproveitando-se da estratégia que o time de baseball Chicago Cubs iria disputar a World Series depois de 108 anos sem ganhar a final.

A Mastercard encontrou a oportunidade de se conectar com os fãs do esporte e fazer parte desse momento histórico caso eles vencessem – e foi isso que aconteceu.

Sua campanha se apoia em seu posicionamento de marketing com a já famosa frase: “não tem preço” e une ela a uma “deixa” que um jogador do time rival deu, dizendo que os fãs do Cubs não tinham paixão pelo time. 

A partir daí a campanha se intitulou “Sound of Priceless”, ou em livre tradução, som que não tem preço.

A Mastercard, colocou medidores de som, em torno do estádio Wrigley Field, para medir o barulho dos fãs do Cubs e mostrar como eles são sim apaixonados pelo time.

https://youtu.be/6_hYr46Q_XE

5. Disney

Quem não conhece o Mickey?

Exatamente por isso a Disney criou uma das campanhas mais incríveis.

A ideia era bem simples: com a hashtag #ShareYourEars, bastava que os usuários compartilhassem fotos próprias utilizando as famosas orelhas do Mickey – ou qualquer coisa que se parecesse com elas, o que resultou em um vídeo para lá de criativo.

Portanto, a cada foto que fosse publicada com a hashtag a Disney iria doar 5 dólares para fundação Make-a-Wish.

Só que o sucesso dessa campanha foi tão grande, que rapidamente chegou o número de 1 milhão de dólares, que foi o plano inicial, então eles decidiram aumentar para 2 milhões em doações.

Essa campanha gerou um grande engajamento com as pessoas nas redes sociais, e também trouxe o poder de como as redes sociais e o marketing de conteúdo podem ser fantásticos.

https://youtu.be/6–fxBe1Ecg

Métricas de Marketing Digital

métricas-de-marketing-digital

Ter um controle da performance do seu esforço dentro do marketing digital,  pode te dar uma noção de como está indo seu negócio.

Além disso, sem elas, fica quase impossível que você possa saber qual rumo está tomando seu negócio.

Inclusive, até mesmo seus investimentos podem estar sendo direcionados para locais errados, e suas ações não valeram de nada.

Por isso, é muito importante que você saiba quais são as principais métricas que podem ser avaliadas. 

Métricas de conversão

Avaliam a quantidade de cliques em um determinado conteúdo, ou em um determinado anúncio, é um número de conversões em si.

Pode também indicar o número de índices de rejeições  

Métricas de receita

É tudo que revela os resultados como custo de aquisição por clientes, receita mensal, retorno sobre os investimentos, entre outros.

Temos algumas métricas que são as principais dentro do marketing digital.

Retorno Sobre Investimento (ROI)

O ROI, que é a sigla em inglês para return on investment, é uma das métricas mais importantes de marketing digital.

Acima de tudo, é bem simples de entender, é basicamente um cálculo de quanto você investiu, e o quanto que você teve de lucro em cima desse investimento.

ROI = (ganho com investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Imagine que você investiu R$1.000 em uma campanha de anúncios, durante um mês.

Neste período em que a campanha estava funcionando, você fez 10 vendas, de um produto que custa cerca de R$ 300 reais.

Com isso tendo um total de vendas de R$ 3.000 reais.

Então ao fazermos as contas utilizando a fórmula acima, vemos que a sua campanha gerou um ROI de 2, ou 200%.

Esse é um ótimo resultado!

Em conclusão, fica como dica, que sempre que você estiver com um ROI positivo, continue, não mude a estratégia, caso contrário, reveja o que você está fazendo.

Custo de Aquisição de Cliente (CAC

O CAC é praticamente o custo que você está tendo com o seu cliente, e o gasto com o marketing digital.

É onde se baseia uma pergunta muito importante para seu negócio.

“Quanto eu preciso investir para atrair um novo cliente?”

Então é uma continha entre o quanto você teve de custo para atrair novos clientes, pelo número de clientes que você atraiu dentro do período.

Supondo que uma empresa gastou R$100 mil em marketing em um ano e adquiriu 120 novos clientes nesse ano, seu CAC é de R$833,33.

Custo por Lead (CPL)

Como o próprio nome já diz, é o custo que você tem, por captura de novos usuários que chegaram em seu negócio, e eles acabam virando seus leads.

Além disso, independente de qual estratégia, e qual seja o método de captura de leads, é muito importante que você saiba o quanto está gastando.

O cálculo é feito pelo número de dinheiro gasto em marketing digital para capturar os leads, pelo número de leads que foram gerados nesse tempo.

Por exemplo, se uma equipe de marketing gastou R$ 500,00 reais,  para adquirir 20 leads, o custo por lead foi de R$ 25,00 reais.

Se o seu CPL for maior do que o lucro total que você obteve após transformar os leads em clientes, isso é um indicativo de que você está no prejuízo e precisa rever sua estratégia de geração de leads.

Lifetime Value

É uma métrica, que calcula o quanto um determinado cliente gerou durante todo o período que ele passou, gerando um relacionamento com seu negócio.

Da mesma forma, ele consegue mostrar de um jeito um pouco diferente, como o ROI de uma empresa, visando o longo prazo.

Exemplo: para conseguir um cliente você teve que gastar R$ 200,00 reais, e esse cliente comprou um produto seu que custa R$ 200,00 reais, você acha que valeu a pena?

Vai depender muito, se esse cliente comprar apenas uma vez algum tipo de produto seu, o gasto de tempo e de outros recursos que você teve, não vai valer a pena.

Mas caso esse mesmo cliente efetue outras compras, ou comprar durante os próximos 12 meses o mesmo produto que custa R$ 200,00 reais, então você teve um Lifetime Value de R$ 2.400 reais.

Por isso, é muito importante que você possa entender o conceito de ROI e seus esforços de marketing digital, e o cálculo do Lifetime Value.

Taxa de Retenção de Clientes e Churn

Depois de tanto esforço que você teve, não é legal perder nenhum cliente.

É muito importante você controlar quanto deles estão indo embora, durante os meses, ano ou outro período.

A retenção pode ser calculada usando o número total de clientes no começo e no fim do período junto com o número de novos clientes.

Taxa de Retenção = ((Clientes no fim do período – novos clientes)/clientes no começo do período) * 100

A taxa de retenção é sempre igual a 1 – taxa de desistências (churns).

Ou seja, esses números representam a mesma coisa sob diferentes perspectivas.

Agora vamos supor que você tinha no começo de um mês, 106 clientes.

Mas durante esse período, você perdeu 4 clientes, e ganhou mais 10 clientes.

Então significa que no final do mês, você tinha 102 clientes originais, e ganhou mais 10 novos clientes, fechando o mês com um total de 112 clientes.

Vamos fazer o cálculo agora, baseado na fórmula mencionada acima:

 ((112 – 10) / 106) * 100 = 96,2%.

Como podemos ver, sua taxa de retenção de clientes no período analisado, é de exatamente 96%, um bom resultado, que pode sempre melhorar.

Ferramentas de Marketing Digital

ferramenta-de-marketing-digital

As ferramentas são um ótimo recurso para melhorar seus resultados dentro do marketing digital!

Sem elas podemos dizer que nossos alcance e resultados seriam muito baixos.

Então vou te mostrar quais são as melhores ferramentas que podem ajudar o seu negócio.

Ferramentas de Análise

De início, as primeiras ferramentas que iremos mencionar, são as que dão um norte de como está o nosso negócio.

Análise de métricas

Muitas ferramentas já vem com um Analytics próprio, e isso é cada vez mais comum de se ver.

Essas ferramentas podem ser usadas de forma estratégicas, e ter uma compreensão de forma geral do negócio.

Além disso, elas permitem um acompanhamento de fatores como tráfego, origem do tráfego, caminho dos usuários pelo site, entre outros.

Bons exemplos são:

. Google Analytics

. Kissmetrics

Análise de concorrência

Ficar de olho em seus concorrentes, pode ajudar muito em seus resultados, acompanhar de perto as estratégias, e como eles estão fazendo para crescer, pode mostrar os pontos que você precisa melhorar.

No entanto, essas ferramentas servem para fazer comparativos de palavras-chave, backlinks, tráfego, engajamento entre outras coisas.

Algumas delas são:

. SEMrush

. BuzzSumo

Ferramentas de SEO

Conforme já aprendemos neste artigo, o SEO é uma das estratégias mais importantes para crescer o seu negócio.

E existem ferramentas com finalidades diferentes, para otimizar os buscadores de pesquisas.

Pesquisa de Palavras-chave

Essas ferramentas permitem que os usuários possam achar, termos relevantes para que possam utilizar em suas estratégias, e mostram também o número de buscas das palavras chaves.

Algumas delas são:

. SEMrush

. Ahrefs

. Ubersuggest

SEO técnico

Ferramentas de SEO técnico te ajudam a encontrar funções técnicas, como avaliar domínio, autoridade, averiguar e corrigir erros de SEO, além de ajudar a observar conteúdos duplicados.

Algumas delas são:

. Screaming Frog

. Yoast

. Google XML Sitemap

Ferramentas de Imagens

Dentro do marketing digital, o visual é uma coisa que conta muito, principalmente dentro do site ou blog, por isso é muito importante um designer e visual para sua marca.

Na internet você consegue encontrar bancos de imagens que são gratuitos, mas também ferramentas que são ótimos editores, e personalizadores de imagens.

Algumas delas são:

. Pablo

. Canva

. Photoshop

Ferramentas de Vídeo

Uma das maiores revoluções que teve na internet, foi a criação de vídeos.

E utilizar os vídeos dentro do marketing digital, é sem dúvida perfeito.

Investir em vídeos pode aumentar em muito, o engajamento, conversões, capturas de leads, basicamente tudo.

Acima de tudo, existem muitas ferramentas para edição de vídeo, tanto para computadores e notebooks, e também para celulares.

Algumas delas são:

. Adobe Premiere

. Final Cut

Versão para celulares:

. InShot

. Cute CUT

Ferramentas de Hospedagem

Acima de tudo, se você quer que seu projeto online seja encarado de forma profissional, você precisa criar um domínio, e possuir uma hospedagem para ele.

Quando falamos isso, é simplesmente a criação de um site ou blog, o que torna seu trabalho muito mais fácil de ser encontrado, e vai lhe trazer um ar muito mais profissional.

Existem muitas ferramentas de hospedagem na internet, por isso vou te passar algumas delas.

Algumas delas são:

. HostGator

. Registro.Br

. GoDaddy

Ferramentas de E-mail Marketing

Utilizar e-mail marketing é talvez uma das principais estratégias para o crescimento do seu negócio, e uma forma de deixar ele mais automatizado.

Além disso, os benefícios que você tem são enormes, desde conseguir enviar uma sequência de e-mails já programados quando uma pessoa baixa um e-book, ou uma série de aulas, a fazer a divulgação de uma promoção de produto.

Posso afirmar que qualquer empresa que se preze, utiliza o recurso de e-mail marketing como estratégia para seu negócio.

Imagine que você tem em sua lista de e-mails, cerca de 50 mil pessoas, e você vai divulgar um canal que você criou no Youtube, para ensinar, daí você envia para sua lista, de cara, imagina a quantidade de pessoas que entrarão em seu canal.

Ou seja, você tem um público muito grande, tanto para vendas, quanto para acompanhar sua marca, e também realizar a divulgação dela.

Então abaixo, vou deixar as plataformas de e-mails marketing.

. LeadLovers

. SendinBlue

. MailChimp

Cursos de Marketing Digital

cursos-de-marketing-digital

Conforme você já conseguiu observar, hoje o marketing digital não é apenas uma tendência futuro, já é a nossa realidade, e todo mundo precisa estar por dentro desse mercado.

Muitos estão buscando cursos de qualidade, para se preparar cada vez mais para o mercado digital. 

E não sei se você sabe, mas o marketing digital, sobre pequenas mudanças quase todos os dias, por isso é essencial você ficar por dentro de tudo que está acontecendo.

A cada nova atualização do mercado, a cada descoberta de novas estratégias, é o que fará com que seu negócio possa crescer cada vez mais.

Então para ajudar você, separei alguns cursos de marketing digital, alguns são pagos, outros gratuitos, mas farão com toda certeza um grande diferencial na sua caminhada digital.

Curso Marketing de Conteúdo (Rock Content)

. Duração: 4h

. Gratuito: Sim

. Certificado: Sim

Você vai aprender nesse curso tudo sobre como usar o marketing em redes sociais, métricas, estratégias, persona e muito mais.

Acima de tudo, é um curso muito interessante para quem está começando no marketing digital.

Então, ao término do curso, é necessário realizar uma prova de 70 questões em até 1h 30min.

Alcançando 70% de acerto você irá receber um certificado nominal digital, com validade de 2 anos.

As aulas são ministradas pelo cofundador da Rock Content, Vitor Peçanha.

Curso de Marketing Digital do zero – ao Profissional (FNO)

. Duração: Quase 500 aulas

. Pago: 497

. Certificado: Sim

Talvez para você que está iniciando no marketing e não sabe nada mesmo, esse seja o melhor curso que existe no mercado.

Portanto, é um curso que te mostra desde o começo, clique a clique a criação de um negócio online, e os conceitos do marketing digital.

Com mais de 150 mil alunos, o professor e criador do curso, Alex Vargas, tem uma grande bagagem dentro do mercado digital, para ter autoridade no que ele está ensinando.

Além disso, com cerca de quase 500 aulas, todo o conceito de marketing digital, criação de conteúdos, vendas, estratégias, são passados nesse curso.

Curso de Marketing Digital (Sebrae)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é conhecido por oferecer cursos de qualidade, e claro que eles também tem um bom curso sobre marketing digital.

Se você acessar o site do Sebrae, você vai encontrar uma grande variedade de cursos sobre marketing, basta que você escolha aquele que seja ideal para sua estratégia.

Além disso, o portal do Sebrae te oferece conteúdos educativos, como E-books gratuitos, para você baixar, e poder ler na hora que quiser.

Conclusão

Meu caramba, quantas coisas que vimos hoje em!

De verdade, o marketing digital é algo fora da realidade, saber como esse mercado que tomou conta do mundo, pode facilitar, e expandir um negócio, é muito genial.

Infelizmente ainda existem pessoas ou grandes empresas, que não acreditam no poder do mercado digital.

Uma vez o grande Bill Gates, disse assim: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas – as que fazem negócio pela Internet e as que estão fora dos negócios”.

Então essa vai ser a realidade, não importa o tamanho da empresa, se ela não estiver na internet, ela vai acabar, disso pode ter certeza.

Por isso, mais do que nunca, é essencial você estar por dentro do marketing digital, independente se você vai abrir o seu negócio, ou já tem ele montado.

Tentei entregar para você, o melhor conteúdo possível, sei que nunca seremos perfeitos, mas acredito que através desse artigo, seu conhecimento sobre marketing digital, vai melhorar muito.

Portanto, espero que tenha gostado do conteúdo, e que você possa tirar um bom proveito, qualquer dúvida ou sugestão, pode deixar abaixo nos comentários Ok.

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