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9 Trabalhos de Marketing Digital para 2022

Tempo de leitura: 11 min

Escrito por Marcelo Almeida
em 2022-01-23

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9-Trabalhos-de-Marketing-Digital-para-2022

Veja agora mesmo os 9 trabalhos de marketing digital para 2022 mais quentes do momento.

Com o público passando mais tempo na frente das telas do que nunca, empresas de todas as formas e tamanhos estão procurando aumentar a produção de conteúdo digital.

Então você quer trabalhar com marketing digital? Você escolheu um ótimo momento para começar!

Dessa forma, capitalizar essa mudança cultural e do consumidor para o digital.

Em suma, as organizações de todos os setores estão procurando profissionais de marketing talentosos para colocar seus produtos e mensagens na frente de seus clientes-alvo.

Mas com tantos trabalhos de marketing digital para escolher, como você sabe qual é o certo para você?

Da produção de conteúdo à análise, as equipes de marketing digital precisam de um amplo espectro de talentos para atingir seus dois objetivos principais:

Adquirir e reter clientes.

Se você ainda não tem certeza de que deseja se juntar a essa equipe eclética, confira nossa lista dos melhores trabalhos de marketing digital.

Assim, seja você um especialista em estratégia e planejamento de longo prazo ou mais à vontade para criar ótimas ideias e produzir conteúdo de classe mundial.

Você certamente encontrará um papel gratificante em sua equipe de marketing digital com crescimento e longevidade.

O que exatamente é marketing digital?

Marketing Digital” significa o planejamento, produção e implementação de todos os conteúdos digitais direcionados a um público para uma empresa, marca ou indivíduo. 

A equipe de marketing digital criará confiança e aumentará a conscientização publicando materiais promocionais e conteúdo relevante para converter novos clientes.

E claro, manter os clientes existentes leais e engajados.

Instagram, Twitter, LinkedIn, Facebook e muitas outras plataformas de mídia social são comumente usados para compartilhar postagens e materiais promocionais usando texto, gráficos e vídeos.

Também como para criar grupos para compartilhar ideias sobre produtos ou seus conteúdos com outros fãs ou clientes.

E-mail, boletins informativos e publicidade baseada na web também são ferramentas populares para atingir o público.

Enquanto algumas empresas usam mensagens de texto e multimídia para campanhas mais diretas.

O conteúdo de formato longo também desempenha um papel importante. 

Então É claro que á medida que as pessoas se tornam mais conscientes do valor do SEO, mais e mais empresas estão sendo notadas publicando artigos em sites como Medium, Tumblr e WordPress.

Bem como em páginas de destino da empresa, páginas de produtos e blogs.

Então, agora que sabemos o que é marketing digital, que papéis podemos desempenhar neste campo dinâmico, multifacetado e lucrativo?

Então quais são os 9 trabalhos de marketing digital para 2022 mais quentes no momento?

01. Especialista em SEO

Especialista em SEO

O papel de um especialista em SEO é essencial para qualquer negócio com uma presença online vibrante. 

SEO – ou Search Engine Optimization – ajuda a direcionar as pessoas certas para o conteúdo que estão procurando, colocando cuidadosamente palavras-chave específicas de conteúdo relevante e de alta qualidade em um site ou blog;

Assim acaba aumentando assim a visibilidade desse conteúdo nos mecanismos de pesquisa. 

Como Google ou Bing.

Você pode aprender mais sobre SEO (e como ele difere do SEM) aqui.

Os especialistas em SEO são responsáveis ​​por pesquisar e identificar essas palavras-chave e, em seguida, garantir que o conteúdo seja adaptado para incluí-las naturalmente. 

Se for bem-sucedido, o conteúdo do blog ou site aumentará ainda mais os resultados de pesquisa e atrairá mais pessoas que desejam.

Ou que precisam dos produtos que a empresa vende.

Em última análise, o SEO deve levar os usuários-alvo a encontrar conteúdo que seja benéfico para eles. 

De fato, quando isso acontece, a confiança dos usuários na marca aumenta e as taxas de conversão e clientes recorrentes da empresa aumentam.

02. Estrategista de Conteúdo

O marketing passou por uma mudança dramática nos últimos anos.

Da “venda difícil” normalmente associada à publicidade tradicional, para a entrega de conteúdo valioso como uma ferramenta de geração de leads. 

Essa mudança significa maior demanda por estrategistas de conteúdo.

Então o papel de um estrategista de conteúdo em uma equipe de marketing é desenvolver uma estratégia que se alinhe aos objetivos de negócios da empresa.

E às necessidades do cliente. 

Assim eles fazem isso selecionando conteúdo relevante e de alta qualidade que fornece algum tipo de valor intrínseco aos leitores.

Esse tipo de conteúdo – geralmente uma mistura de conteúdo de texto longo e curto, imagens, vídeos e infográficos – usa a marca como uma autoridade no campo.

Dessa forma, cria confiança com clientes em potencial e oferece às equipes de conteúdo a oportunidade de aumentar o tráfego do site. 

Sites que usam técnicas como construção de backlinks e SEO.

Os estrategistas de conteúdo não apenas planejam o conteúdo a ser publicado, mas também trabalham com equipes de SEO para escrever resumos detalhados para escritores freelancer ou escritores internos.

Então realizar análises competitivas e realizar auditorias de conteúdo. 

Dependendo do tamanho da equipe, os estrategistas de conteúdo provavelmente intervirão e escreverão, editaram e publicaram seu próprio conteúdo quando outros produtores de conteúdo não estiverem disponíveis.

03. Gerente de Marketing Digital

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Os Gerentes de Marketing Digital são responsáveis ​​pelo gerenciamento bem-sucedido dos canais e campanhas digitais para gerar novos leads de clientes, promover a marca e contribuir para o crescimento geral da empresa.

O tamanho da empresa determinará o quão prático é um gerente de marketing digital quando se trata de realizar tarefas.

Mas em quase todos os casos, eles trabalharão em estreita colaboração com gerentes de mídia social e comunidade e executivos de marketing para garantir que as mensagens sejam consistentes.

E as tarefas são atribuídos às pessoas certas.

Além de trabalhar em estreita colaboração com outros membros da equipe de marketing, os gerentes de marketing digital devem trabalhar frequentemente com membros da equipe de produção de conteúdo.

Esses que geralmente são: redatores, designers gráficos e cinegrafistas.

E trabalhar também com membros de negócios para desenvolver estratégia, planejamento e vendas equipes para Garantir que as metas estejam alinhadas e cumpridas.

Portanto, os gerentes de marketing digital precisam de várias habilidades e conhecimentos de diferentes ferramentas.

Você pode aprender mais sobre como se tornar um gerente de marketing digital com este roteiro passo a passo e descobrir seu potencial de ganhos em nosso guia salarial de gerente de marketing digital. 

Você também pode explorar uma função semelhante: Especialista em Marketing Digital.

04. E-mail Marketing

Com a popularidade do e-mail – a partir de 2021, 319,6 bilhões de e-mails são enviados todos os dias!

Esse formato popular é uma área que as marcas realmente precisam aproveitar se quiserem atingir seu público-alvo. 

Ou seja, para esse fim, os profissionais de marketing por e-mail têm um perfil de trabalho específico; cultive a linguagem e o design de comunicação com os usuários em seu território.

Eles devem certifique-se de que seu e-mail corporativo se destaque de todos os outros e-mails que inundam as caixas de entrada de seus usuários-alvo.

Portanto, além de nutrir leads, aumentar o tráfego, aumentar as conversões e aumentar o reconhecimento da marca por meio de e-mail e boletins informativos, os profissionais de marketing por e-mail também devem criar campanhas alinhadas.

Dessa forma, com os objetivos gerais do restante da equipe de marketing.

Testar e analise qual linguagem e gráficos são melhores para branding neste formato.

05. Especialistas em inteligência artificial

Aparentemente saído de um filme de ficção científica, o papel de um especialista em IA é cada vez mais procurado pelas equipes de marketing. 

Os especialistas em IA podem contribuir significativamente para os esforços de marketing criando ferramentas que podem analisar dados e perfis de usuários para descobrir a melhor maneira de se comunicar com os clientes.

Armadas com essas informações, as mensagens podem ser adaptadas para abordar os pontos problemáticos do usuário.

Dessa forma, em seguida, entregues em horários específicos para garantir o máximo impacto e eficiência.

A IA é uma área que provavelmente crescerá rapidamente na próxima década.

Portanto, se a criação de sistemas para analisar dados é algo em que você está interessado, vale a pena aprender como fazê-lo agora – você terá alta demanda em breve mercado de trabalho.

06. Analista de Dados ou Analista de Marketing Digital

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Os analistas de dados desempenham um papel vital e muitas vezes fascinante na coleta, organização e interpretação de conjuntos de dados para responder a perguntas ou resolver problemas específicos.

Para as equipes de marketing digital, isso significa examinar os pontos fortes e fracos dos concorrentes diretos e usar esses dados para alavancar a posição da marca.

Como analista de dados (ou analista de marketing digital, sua função pode ser se você trabalhar exclusivamente na equipe de marketing).

Você pode esperar gastar muito tempo desenvolvendo sistemas e construindo infraestrutura de coleta de dados antes de compilar suas descobertas em relatórios para ajudar a melhorar o trabalho geral da equipe. 

Para se destacar nessa função, você deve ser um mestre na criação de narrativas e na identificação de padrões e tendências.

Pois eles serão usados ​​para formar insights orientados por dados que informaram diretamente campanhas futuras para equipes de marketing.

07. Designer de experiência do usuário

Falamos muito sobre UX design na CareerFoundry, e por boas razões! 

Os designers de UX estão envolvidos em todos os aspectos da experiência de um usuário com um produto, incluindo a primeira interação que um usuário tem com uma marca por meio de um site, blog ou canais de mídia social.

O papel de um designer de UX em uma equipe de marketing digital é contribuir com sua própria pesquisa de usuários para a equipe de marketing para obter uma compreensão completa dos clientes-alvo.

Juntamente com suas necessidades, desejos e objetivos.

Os designers de UX usam esse conhecimento para informar o design, os elementos e o conteúdo da página para convencer os usuários a tomar medidas positivas para se envolver com o conteúdo.

Podem também comprar o produto e recomendá-lo a um amigo ou colega. 

Em poucas palavras, os designers de UX têm a tarefa de tomar as melhores decisões de design com base na pesquisa cumulativa de equipes de UX e marketing.

O design UX é uma prioridade para os profissionais de marketing porque, como vimos várias vezes, uma ótima experiência do usuário aumenta as conversões: o objetivo final de quase todos os negócios ou marcas. 

Você pode aprender mais sobre a função de designer de UX neste guia.

08. Criadores de conteúdo

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Os criadores de conteúdo são a espinha dorsal de uma equipe de marketing digital. 

Uma mistura de redatores criativos talentosos, cinegrafistas e designers gráficos responsáveis ​​por criar conteúdo cuidadosamente elaborado.

Isso pode ser para mídias sociais, blogs, e-mails e páginas de destino que atraem o público-alvo e mantêm os clientes regulares voltando uma e outra vez.

Redação

Os redatores criam uma cópia clara e atraente projetada para informar, fornecer insights e levar os leitores a conclusões que promovem ainda mais uma empresa, produto ou mensagem de marca.

Os redatores geralmente assumem diferentes trabalhos em equipes, como produzir uma cópia curta de mídia social para um gerente de mídia social.

Podem escrever artigos longos com um estrategista de SEO ou escrever uma página de destino ou cópia de produto com um designer de UX. .

Cinegrafista

Em um mundo digital que dá mais ênfase ao vídeo, ter um cinegrafista em sua equipe de marketing digital não é mais considerado um luxo, mas uma necessidade. 

Vídeos curtos e envolventes em sites ou canais de mídia social costumam ser a maneira mais rápida, fácil e menos comprometida de os usuários obterem informações importantes sobre produtos e serviços.

Designer gráfico ou digital

Num contexto de marketing, os designers gráficos trabalham para comunicar e promover uma marca, produto ou serviço de forma visualmente apelativa.

De fato, esforçando-se por garantir que todos os componentes da imagem se enquadrem no estilo visual estabelecido pela empresa.

Os designers gráficos entendem claramente a estratégia e os objetivos da equipe de marketing, visando criar conexões e experiência do usuário por meio de recursos visuais.

09. Gerente de Mídias Sociais

Um gerente de mídia social é o principal responsável pela curadoria da voz e da presença online de uma marca por meio de seus canais de mídia social.

Usando ferramentas como Hootsuite ou Buffer, os gerentes de mídia social devem criar, planejar e agendar conteúdo que possa ser compartilhado em sites como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter. 

Quando a campanha de mídia social terminar, eles coletarão dados do usuário para analisar e relatar seus conhecimentos para o restante da equipe de marketing.

Encontrar e construir parcerias com outras marcas ou influenciadores relevantes é outro aspecto da descrição do trabalho do gerente de mídia social.

Assim, um bom entendimento do Google Adwords e do conteúdo patrocinado é fundamental para garantir uma campanha bem-sucedida.

Portanto, os interessados ​​em se tornar gerentes de mídia social precisam demonstrar uma variedade de habilidades.

Se você estiver interessado em iniciar uma carreira na área, confira nosso guia passo a passo sobre como se tornar um especialista em mídia social (outro papel empolgante nas mídias sociais!) 

Você também encontrará um guia abrangente para empregos de mídia e carreiras aqui do jeito.

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