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Por Que Seu Negócio Tem Que Estar Nas Redes Sociais?

Tempo de leitura: 12 min

Escrito por Marcelo Almeida
em 2020-08-25

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Hoje você vai aprender do por que seu negócio tem que estar nas redes sociais. Como isso é importante, e como a grandeza que essas plataformas tem, podem ajuda a atrair uma publico de qualidade para seu negócio online. Como elas podem trazer um publico para seu negócio, e que eles possam se tornar clientes seus.

A grande maioria das pessoas usam as redes sociais como forma de passar o tempo, seja quando estão no ponto de ônibus, quando estão na fila de um supermercado, ou quando estão indo e voltando do trabalho.

Elas ficam se entretendo com tudo que aparece na tela de seus celulares, seja uma imagem, vídeo, ou até mesmo ouvindo audios.

Então conseguimos perceber que as redes sociais são um grande atrativo para se fazer negócio, por que em algum momento do dia, as pessoas têm a tendência de dar aquela espiada para ver o que está acontecendo.

Sei que todo mundo gosta de ver números, então vou te passar um pouco sobre os números de algumas redes sociais, e as formas como você pode crescer o seu negócio online.

FACEBOOK

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Atualmente o Facebook que é maior rede social do mundo, com cerca de 2.5 bilhões de usuários ativos, ou seja gente de mais. Se você pensar que a população mundial está na casa de 7.9 bilhões de pessoas, podemos dizer que, 32% da população mundial, está usando o Facebook. 

Essa rede social, é tão utilizada, devido a sua facilidade em conversar com seus amigos, publicar fotos, e fazer postagens de vídeos. Além disso, ela é muito utilizada para fazer postagens de anúncios. 

O grande ponto do Face, assim chamado pelos Brasileiros,  é que ele é uma excelente ferramenta para seu empreendimento social estar.

Imagine essas centenas de pessoas, vendo seus anúncios, e ter o interesse de comprar algum produto seu. Vou te mostrar uma ferramenta, que é responsável pelos anúncios do Facebook.

FACEBOOK ADS

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É possível criar e configurar campanhas publicitárias dentro do Facebook, que atendam os mais diversos objetivos, entre eles: aumentar vendas online, aumentar as vendas na loja física, promover um aplicativo ou ampliar o reconhecimento de marca.

Se algum desses objetivos é o que você está em busca para o seu negócio, saiba que você pode começar a anunciar hoje mesmo na maior rede social do mundo.

Para te ajudar neste processo, separei algumas dicas para cada etapa da configuração de uma campanha. Atente-se a elas para garantir bons resultados.

1- Entenda a estrutura de uma campanha

As campanhas no Facebook obedecem a seguinte hierarquia: Campanha > Conjunto de anúncio >  Anúncio.

Campanha: É no nível de campanha que você determina o objetivo que quer atingir.

Por exemplo: caso você opte por aumentar as vendas online do seu e-commerce, o Facebook otimizar seus anúncios para gerar mais conversões em seu site. Lembre-se é válido apenas um objetivo por campanha. Para objetivos diferentes você deverá criar campanhas diferentes.

Conheça outros objetivos que você pode escolher:

. Impulsionar suas publicações em sua página no Facebook (Fan Page)

. Promover sua página no Facebook (Fan Page)

. Enviar pessoas para seu site

. Aumentar conversões em seu site

. Obter instalações de seu aplicativo

. Aumentar o envolvimento em seu aplicativo

. Alcançar pessoas mais próximas do seu negócio

. Aumentar a participação em seu evento

. Promover descontos e ofertas

. Obter visualizações de vídeo

2- Entenda exatamente quem é o seu público alvo

Na etapa de definir o público alvo no conjunto de anúncios é normal querer abranger a maior quantidade de pessoas possível.

Mas lembre-se, o seu real público alvo não é todo mundo, por isso entenda qual é o perfil de pessoas que faz sentido para o seu negócio e foque nisso.

Enquanto seus anúncios abrangerem pessoas que não são o seu público alvo, você estará apenas desperdiçando dinheiro.

Saia na frente: Se você já possui uma base de e-mails de clientes, é possível importar esses contatos para o Facebook e redirecionar seus anúncios para este público.

O Facebook ainda dá a opção de público Lookalike, que é uma expansão destes contatos que você importou, ou seja, são incluídas mais pessoas que possuem um perfil similar a sua base.

3- Crie anúncios atrativos

As pessoas que utilizam o Facebook fazem parte desta rede social para interagir com seus amigos e familiares, por isso ver um anúncio não é o que elas exatamente esperam.

Então lembre-se de não ser invasivo. Cuidado com a mensagem que deseja passar e isso vale tanto para o texto, quanto para a imagem utilizada.

Textos curtos e sucintos que possuem uma clara chamada para a ação tendem a converter mais.

Assim como mencionar o preço, caso o foco seja a venda de um produto e utilizar imagens de pessoas, se for uma venda de serviço. Mas em todas as situações evite letras garrafais e promoções agressivas.

INSTAGRAM

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O Instagram é uma das redes sociais que mais está crescendo nos últimos anos.  Na 6° colocação das maiores rede sociais do mundo, com cerca de 1 bilhão de usuários, faz com que todo mundo preste atenção.

Devido a sua praticidade de uso, faz com que as grandes empresas, e seus usuários, tenham uma comunicação visual, mais agradável e prática, e tem um enorme alcance no mundo das propagandas.

Então, vamos ver como você pode criar uma conta profissional, e começar a divulgar seu negócio.

O Instagram Permite que qualquer pessoa altere seu perfil comum para uma conta comercial. 

Empresas de qualquer tamanho podem obter insights sobre quais posts fazem mais sucesso entre seus seguidores, por exemplo, com métricas como o número de impressões. 

Os perfis business são indicados para empresas, pessoas públicas, artistas e profissionais liberais.

Esse tipo de conta permite promover posts, verificar interações de seguidores em fotos e vídeos e conferir o número de visitas ao perfil. 

Dicas de Como Ter Sucesso Usando o Instagram para Negócios

 Conteúdo de qualidade

Nada melhor para chamar atenção, do que conteúdo de qualidade. 

Se você puder mostrar para as pessoas que a sua marca acredita em produzir o melhor conteúdo, há uma chance maior de as pessoas desejam comprar algo da sua marca. Por isso você deve ter seu negócio nas redes sociais.

Os clientes em potencial se sentirão melhor ao comprar da sua marca, se você demonstrar que as pessoas que estão por trás da marca, se preocupam em fazer um trabalho de alta qualidade.

Stories

Esse recurso permite que você compartilhe conteúdos de vídeo e imagem em formato de apresentação de slides.

O conteúdo do vídeo geralmente é inferior a 30 segundos e o conteúdo compartilhado através do Instagram Stories desaparecerá dentro de 24 horas.

Usando o Instagram Stories, você poderá combinar os diferentes tipos de conteúdo que já abordamos até agora.

O conteúdo do Instagram Stories não precisa ser algo muito trabalhado, já que ele ficará disponível por apenas 24 horas.

No entanto, isso não é algo ruim.

Pelo fato do Instagram Stories ser mais informal, ele tende a engajar mais, pois as pessoas sentem que estão experimentando algo mais ‘real’.

Se você não tiver tempo para criar conteúdo de alta qualidade constantemente, o Instagram Stories pode ajudá-lo a manter os seus seguidores engajados enquanto você não publicar outros conteúdos.

Engajamento

Uma boa relação com as pessoas, é essencial para um negócio dar certo. No instagram, não é diferente, as pessoas gostam de ter contato, com quem elas estão seguindo.

Portanto, você deve participar com seu público. Modos de fazer isso, nas suas publicações, preste atenção se alguém comentou algum dos seus posts, e responda de volta esse comentário.

Faça postagens perguntando sobre algo para seus seguidores, conheça quem te segue, saiba do por que eles estão ali, o que eles querem saber.

Outra forma muito boa, é usar o Stories, que acabamos de ver, como opção de perguntar algo para seus seguidores, faça que eles perguntem algo sobre você, ou sobre sua empresa.

Uma dica que posso te passar, é você dar uma olhada nesse curso, por que você vai aprender a como crescer seu Instagram.

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Parcerias com outros perfis

Uma parceria como método de crescimento do seu negócio, é uma outro excelente opção. 

O que você precisa fazer é bem simples, basta procurar outros perfis que estejam no mesmo seguimento que você, e que também tenha uma quantidade de público, equivalente a sua.

Exemplo: Você não deve chegar em um perfil que tem 500 mil pessoas, e pedir para trocar divulgações com ela, sendo que você tem cerca de 10 mil pessoas, as quantidades são muito desproporcional. 

Se você tem 10 mil seguidores, procure alguém que tenha no máximo 30 mil, ofereça uma troca de postagens, você faz uma postagem no seu Feed divulgando o insta dele, com argumentos convincentes, e ele da mesma forma faz isso para os seguidores dele, a chance  dos 2 sair ganhando é muito grande.

Ou ainda melhor, você pode oferecer uma oferta em dinheiro, ou uma porcentagem de venda, para algum influencer, devido ao grande público que eles têm.

Tipo, se ele fizer uma recomendação de um produto seu, você pode oferecer um valor de 20% dos lucros das vendas que vieram da recomendação dele, essa é uma forma muito vantajosa, porque você não precisa ter nenhum investimento.

Outra forma, seria você perguntar quanto ele cobra por uma publicação de Stories do seu produto, daí ele irá te falar o valor.

Você terá um investimento, mas também todo lucro que vier através da divulgação dele, será 100% seu.

Então você deve analisar a sua situação, caso você tenha dinheiro para fazer investimento, geralmente compensa você pagar o valor pedido pelo Influenciador, e ter os 100% de lucro das vendas.

INSTAGRAM ADS

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O Instagram Ads é uma ferramenta que possibilita criar e veicular anúncios no Instagram.

Ele é um recurso extremamente parecido com o Facebook Ads, além de ser tão eficiente quanto.

Através dessa ferramenta, você será capaz de aumentar o tráfego do seu site, descobrir como ganhar seguidores no Instagram, tornar a visibilidade da sua empresas maior, construir a identidade da sua marca e aumentar suas vendas.

Benefícios

O Instagram é atualmente a rede social que mais cresce em número de usuários. E nesse caso, é uma das principais redes que seu negócio tem que estar.

Em um cenário no qual até o Facebook enfrentou a saída de mais de um milhão de americanos, essa rede social continuou a crescer em ritmo acelerado.

Só no Brasil, são cerca de 57 milhões de perfis ativos.

Esse é o verdadeiro ambiente ideal para estratégias de marketing. Afinal, novos públicos surgem e se tornam mais abertos às empresas.

Isso porque não só mais pessoas têm acessado o Instagram como elas também vêm se engajando no conteúdo de forma jamais vista.

Segundo a pesquisa realizada pela própria plataforma, 60% dos usuários afirmam ter descoberto novos produtos através do Instagram.

Além disso, oito em cada dez usuários seguem pelo menos uma conta de empresa.

São números como esses que tornam o Instagram a rede social com maior taxa de engajamento entre todas.

Então, fica fácil de concluir: o Instagram Ads é uma das formas mais eficientes de divulgar sua empresa.

LINKEDIN

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Se você conhece ou já ouviu falar do LinkedIn, você deve estar se perguntando, como uma rede que é totalmente ao contrário das que citamos acima, uma rede mais séria e formal, pode ser um dos nossos alvos para divulgar um negócio.

Bem no início, o Linkedin parecia uma plataforma para cadastros de vagas e currículos. 

Mas, com o tempo, o Linkedin tornou-se uma rede social mais robusta, consolidando-se mesmo como uma plataforma líder em relacionamentos de negócios.

Então, o que temos é que diferentemente do Facebook e do Instagram, que nasceram com o intuito de interação social (mas, obviamente, você pode utilizar os dois em seu negócio) o Linkedin já nasceu com essa pegada empresarial.

Como usar para seu negócio

Você já entendeu que o Linkedin é a rede social voltada para o mercado, empresas – pequenas, médias e grandes; utilizam a plataforma não só para divulgação de produtos e serviços, mas como também a veem como uma vitrine de profissionais qualificados.

Para os usuários é uma oportunidade de se colocarem em um networking imenso, através de conexões até então impossíveis de serem realizadas presencialmente. Criar uma rede de contatos nunca foi tão simples.

Perceberam que tratamos de dois perfis?

Falamos do perfil empresarial e individual. E dessa forma você deve se posicionar no Linkedin. Na rede você não só busca uma recolocação profissional, você pode – e deve – se mostrar. 

Criar um perfil individual com informações relevantes, compartilhar conteúdos enriquecedores, mostrará quão bom profissional você é.

Mas, você está aqui porque tem uma empresa e quer usar o Linkedin para reforçar a sua presença digital. Então, vamos alinhá-lo à sua estratégia de marketing digital e utilizá-lo da maneira adequada. Veja estas dicas:

Página de sua empresa

Como dizemos, e outras pessoas também dizem: é sempre bom separar o pessoal do profissional. E não vai ser no Linkedin que você irá fazer o contrário.

Comece com a criação do seu perfil pessoal. Feito isso, a partir dele você poderá criar o perfil da sua empresa. Tenha sempre o discernimento de saber quem está falando: é você ou a sua empresa?

Ao criar a página empresarial, os colaboradores poderão ser listados – basta que, cada perfil individual sinalize trabalhar na sua empresa.

E é claro, com a página de sua marca construída, você poderá indicar quais serviços e produtos oferece, além de compartilhar conteúdos enriquecedores para sua audiência.

Escolha bem a imagem de capa e perfil da sua página. Lembre-se que os olhares no Linkedin tem o intuito comercial.

Bom, já consegui mostrar para você, o tamanho das redes sociais, os tipos de usuários que temos nelas, e o mais importante, que é como você pode crescer seu negócio, utilizando as redes sociais.

Agora é com você, o que eu posso te sugerir, é que você conheça com que tipo de produto, ou nicho você quer trabalhar.

Isso vai ser o passo mais importante, porque através dessa análise, você vai decidir, como vai atrair seu público.

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