Neste artigo você vai aprender 15 estratégias poderosas para aumentar as vendas online em 2021.
Estratégias que já foram comprovadas, pelos grandes especialistas do mercado digital.
A crise econômica causada pelo COVID-19 acelerou muito a transição para o espaço digital e abalou as perspectivas de negócios.
Para as empresas que não querem aceitar a transformação digital, isso se tornou uma realidade, mas, ao mesmo tempo, muitos setores sofreram as consequências da vacilação.
Depois da vinda do COVID, além da indústria de e-commerce, muitas empresas B2B e B2C perceberam a importância de ter uma estratégia “primeiro digital”.
Portanto, a empresa deve fortalecer sua localização e concentração para aumentar as vendas online para crescer.
Em 2025, o número de compradores online chegará a 120 milhões, com uma taxa composta de crescimento anual de 28%.
Estima-se que os compradores online ultrapassem os 200 milhões.
Além de mostrá-lo aos seus clientes em potencial, outro motivo é focar primeiro no digital, o que é importante porque prioriza o marketing direcionado de uma forma que o marketing tradicional não faz.
No entanto, entrar online não é fácil.
É necessário planejar estratégias de marketing adequadas para promover as vendas online.
15 Estratégias poderosas para aumentar as vendas online em 2021
Ter uma estratégia de engajamento digital confiável do cliente, executada corretamente, pode superar os desafios de baixa renda e aumentar significativamente as vendas online.
Descrevemos algumas estratégias principais que ajudarão a fornecer uma ótima experiência ao usuário e impulsionar as vendas online.
Este é um pequeno rótulo para melhorar sua estratégia de vendas online.
01. Determine sua meta de vendas
02. Concentre-se em enviar mensagens claras da marca
03. Implementar chat ao vivo para aumentar a taxa de conversão de vendas
04. Concentre-se na experiência do usuário em seu site
05. Implante chatbots para conversão de vendas 24 × 7
06. Publique anúncios pagos para aumentar as vendas online
08. Aumente as vendas online através da prova social
09. Use a mídia social para atrair tráfego relevante
10. Incorpore imagens e vídeos de produtos de alta qualidade
11. Fornecer garantia de devolução do dinheiro
12. Evite atrito na página de checkout
13. Oferecer ofertas e descontos
14. Use a comunidade para impulsionar as vendas online
15. Capture o e-mail do visitante
Discutiremos totalmente como aumentar as estratégias de vendas online.
1. Determine suas metas de vendas
The Harvard Business Review escreveu: “Quando 10% -20% dos vendedores não conseguem atingir seus objetivos, o problema pode estar nos vendedores.
Mas quando a maioria dos vendedores falha, o problema está em seus objetivos.”
A primeira e principal etapa para aumentar as vendas online é determinar claramente suas metas de vendas.
Então isso significa que você determinará a porcentagem de crescimento com base em uma estratégia específica que se alinha com suas metas de receita.
Em cada estágio do negócio, o estabelecimento de metas de receita é muito importante.
Antes disso, a retrospectiva é a melhor maneira de obter ideias básicas e estabelecer novas metas de vendas no futuro.
A pesquisa aprofundada pode ajudá-lo a compreender a segmentação do mercado-alvo, objetivos, pontos fracos e métodos de compra, a fim de desenvolver um plano eficaz.
Crie buyer personas – Insights valiosos de pesquisa de mercado podem ajudá-lo a criar buyer personas e desenvolver conteúdo para direcionar melhor seus clientes ideais.
Além disso, a função de comprador permite que você se concentre em resolver as prioridades, desejos e necessidades de seus clientes.
Defina sua estratégia de marketing – com base na análise das funções de pesquisa e comprador, você precisa delinear a estratégia e executá-la adequadamente para aumentar as taxas de conversão de vendas online.
2. Concentre-se em enviar mensagens claras da marca
Criar valor para o público-alvo é crucial, porque o público-alvo pode determinar rapidamente por que o leitor médio permanece em sua página por apenas 15 segundos.
O envio de uma mensagem de marca é uma proposta de valor exclusiva transmitida aos clientes, que pode inspirá-los a comprar seu produto.
Então quanto mais consistente for a mensagem que você transmite, seja por meio de texto, design, ofertas ou opiniões, mais consistente será sua marca.
Portanto, sua marca deve estabelecer consciência e construir confiança e lealdade com os clientes.
Por exemplo o Trello.
Aqui estão algumas práticas recomendadas sobre como aumentar as vendas online:
Foco na sua copy de vendas – é importante convencer os consumidores a comprar seu produto ou serviço.
Além disso, você pode criar copy de vendas em pares, criar listas ou sobrepô-las em imagens.
A melhor copy de vendas, analisa como o consumidor final pode se beneficiar das vendas.
Adicione vídeos às páginas de conversão – Adicionar vídeos à sua página de destino pode aumentar as conversões em 86%, em média.
Acima de tudo, o impacto da informação visual é mais rápido do que o do texto, e os visitantes da web absorvem as informações do vídeo melhor do que ler o texto.
Estabeleça claramente sua proposta de valor – uma proposta de alto valor pode aumentar o valor exato de seu produto ou serviço.
Em outras palavras, você deve explicar como seu produto resolve os problemas dos clientes, quais benefícios específicos o produto proporcionará e por que ele deve comprá-lo de você.
3. Implementar chat ao vivo para aumentar a taxa de conversão de vendas
O chat ao vivo é um dos canais de comunicação preferidos dos clientes.
79% dos consumidores preferem o bate-papo ao vivo porque não precisam esperar na fila por uma resposta da equipe de suporte ao cliente.
Isso resultou em um aumento de 48% na receita de chamadas por hora e um aumento de 40% na taxa de conversão.
Portanto, usar o chat em tempo real para gerar leads ajuda os clientes a contatar representantes de vendas e obter soluções instantâneas, o que ajuda a tomar decisões de vendas rapidamente.
Esta é a principal forma de o chat ao vivo aumentar as vendas online.
Por exemplo:
Converta visitantes do site em clientes potenciais – a implementação do chat ao vivo ajuda a maximizar os clientes potenciais e otimizar o retorno sobre o investimento (ROI) da empresa.
Ajude a fornecer assistência de vendas em tempo real e gerar mais receita.
Reduza o ciclo de vendas – ao contrário de outros canais (como e-mail ou telefone), o chat em tempo real pode resolver as objeções do cliente e obter sua resposta mais rapidamente, o que ajuda e reduz o processo de vendas.
Encaminhe as conversas de vendas para a equipe certa – o roteamento inteligente ajuda a conduzir conversas de vendas automaticamente para a equipe certa para acompanhamento do seu cliente.
Portanto, também ajuda a reduzir o tempo de resolução e aumentar as taxas de conversão de vendas.
Reduza a taxa de recuperação – se os clientes gastarem um certo tempo na página do produto ou preço, você pode ajudá-los de forma proativa.
Além disso, pode ajudá-los a tomar decisões de vendas rápidas e reduzir a taxa de recuperação.
4. Preste atenção à experiência do usuário do site
Resumindo: um site bem estruturado parece bom e pode fornecer a melhor experiência do usuário também.
BMW, Apple e Nike não investiram milhões de dólares em design web para entretenimento.
Eles sabem que vende melhor.
Na verdade, sua aparência e função são os principais motivos pelos quais as pessoas compram deles.
Então, projetar um ótimo site requer uma compreensão profunda dos desafios que os visitantes enfrentam.
Uma vez que o site se tornou uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas online, é importante focar no design do site considerando seus principais componentes.
A seguir estão os principais componentes que podem ajudar a aumentar as vendas online.
Coloque o call-to-action (CTA) corretamente – se você tiver um call-to-action impressionante, mas ele estiver localizado atrás da página de destino do menu de navegação, é inútil.
Garantir que o CTA deve ser a primeira coisa que os clientes podem ver, porque os incentiva a agir.
Melhore a navegação do site – forneça aos visitantes e clientes do site uma navegação simples para as páginas internas, o que os incentiva a encontrar as informações exatas de que precisam, aumentando assim as chances de vendas de conversão online.
Use títulos atraentes – os títulos orientam os usuários pelo site, facilitando a leitura e a pesquisa de conteúdo que fala diretamente com eles.
O cabeçalho deve ser orientado pelas necessidades dos clientes em potencial.
5. Implantar chatbots para conversão de vendas 24 × 7
A inteligência artificial tornou-se um poderoso aliado para organizações de vendas com grande número de oportunidades e potenciais clientes, principalmente porque a inteligência artificial fornece suporte rápido e preciso na realização de ações em diferentes estágios de vendas.
As empresas investiram muito dinheiro para implementar chatbots para atingir vendas e clientes em potencial.
Os robôs podem atrair clientes em potencial, aumentando assim a taxa de conversão de vendas online em até 30%.
O chatbot da KLM oferece às pessoas a opção de receber confirmações de reserva, notificações de embarque, cartões de embarque e atualizações de status de voos por meio do Messenger.
Como os chatbots podem ajudar as empresas a impulsionar as vendas online?
Pré-pedidos – sejam eles de alimentos, eletrônicos ou chatbots de roupas, eles podem processar rapidamente os pedidos online.
“Um em cada cinco consumidores considera comprar bens e serviços de chatbots.”
Por exemplo: Robôs com suporte de vendas automatizado com IA atraem visitantes e clientes a uma velocidade de 24×7, mesmo se sua equipe de vendas não estiver disponível, você pode responder rapidamente.
Líderes de vendas automatizados qualificados – chatbots bem projetados podem ajudar a pré-qualificar clientes em potencial, mesmo se seus agentes de vendas estiverem ocupados usando questionários pré definidos.
Agendar consultas – Uma vez qualificado, o contato será encaminhado para a equipe de vendas para conversão imediata ou nomeação ou reunião com o diretor de vendas.
6. Publique anúncios pagos para aumentar as vendas online
Publicidade paga é uma ótima maneira de atrair clientes.
Você precisa determinar os canais de seu público-alvo e interagir com onde eles estão.
Em outras palavras, a publicidade paga é uma forma eficaz de mostrar sua marca a um público mais amplo e ajudar a aumentar o tráfego do site.
Você pode gerenciar o Google Ads ou publicar anúncios pagos em contas de mídia social, como Facebook ou Instagram, para aumentar as vendas online.
Para qualquer empresa que queira um melhor retorno do investimento, as redes sociais são uma excelente ferramenta de publicidade digital.
Além disso, os anúncios do Shopify no Facebook são muito persuasivos e demonstram seu alto nível de compreensão do público-alvo do negócio principal.
Como os anúncios do Facebook podem ajudar a melhorar as vendas online?
Você pode criar uma “vitrine” digital para os compradores de produtos.
Por exemplo: O Facebook oferece vários tipos de anúncios para exibir seus produtos, como telas, anúncios favoritos e anúncios carrossel.
Use a meta de tráfego da loja do Facebook para aumentar as vendas offline.
Como os anúncios do Facebook costumam ser associados a vendas online, um anúncio digital é criado para direcionar sua loja online para que os clientes comprem.
Com o teste A / B, você pode determinar o que está fazendo, com quem está colaborando e como tornar sua campanha melhor para atrair os clientes com maior probabilidade de responder ao seu anúncio.
Portanto, isso é importante para o teste A / B ao medir a eficácia de uma campanha.
7. Teste gratuito disponível gratuitamente
Normalmente, os clientes relutam em comprar produtos online porque não confiam na marca.
Eles têm medo de comprar online porque temem que compartilhar certos dados pessoais ou fazer promessas traga muitos riscos.
Fornecer teste gratuito de 10-15 dias, ou produto gratuito é uma ótima estratégia para aumentar as vendas online.
62% das empresas obtêm 10% ou mais de seus negócios por meio de avaliações gratuitas.
Então, como oferecer uma versão de teste gratuita ajuda a impulsionar as conversões de vendas online?
Aumente a taxa de conversão – fornecendo uma versão de teste gratuita, elimina o medo de os clientes fazerem qualquer promessa antes de comprar.
Além disso, após o término do período de teste, eles podem atualizar para a versão paga para promover as vendas online.
Transmita o valor da marca – quando os clientes realizam demonstrações gratuitas, o verdadeiro valor de seus produtos e serviços será comunicado aos clientes.
Em outras palavras, Crie produtos de confiança para o cliente e inspire os compradores que não querem tentar.
Em última análise, elimina a hesitação de comprar online e gere confiança.
8. Aumente as vendas online por meio da prova social
A prova social desempenha um papel importante na decisão de compra do comprador.
Quando alguém está pensando em comprar um produto ou tentando escolher entre duas marcas diferentes, geralmente busca orientação de outras pessoas que já tenham experiência com o produto.
Por exemplo, 9 em cada 10 clientes leem os comentários antes de decidirem comprar.
Obter análises criteriosas do produto é essencial para convencer os clientes a tomar decisões de compra mais rápidas e precisas.
Este é um exemplo de uma loja na Thin Blue Line Store nos Estados Unidos que pode usar avaliações de produtos corretamente.
Então, como a prova social pode ajudar a aumentar as vendas online?
Influenciar as decisões do cliente – análises de produtos pode afetar as decisões do consumidor, mas pode melhorar a reputação da empresa.
68% dos compradores online são mais propensos a interagir com empresas com avaliações positivas.
Aumentar a confiança do cliente – análises positivas podem ganhar a confiança do cliente e incentivá-lo a interagir com a empresa.
Então a interação com os clientes acabará por trazer melhores lucros para a empresa.
Melhor engajamento do cliente – usando análises de produtos pode fornecer oportunidades para empresas e clientes construir relacionamentos saudáveis.
Então, estabelecer conexões emocionais com os clientes fornece 23% mais receita do que clientes não comprometidos.
9. Use redes sociais para atrair tráfego relevante
A mídia social é uma ferramenta importante para a empresa e está à frente da mídia tradicional no aumento do tráfego do site.
Além disso, eles fornecem oportunidades suficientes para atrair visitantes de negócios e aumentar as vendas online.
Um relatório da Forbes mostra que 25% dos usuários de mídia prestam atenção às páginas da marca, o que afeta suas decisões finais de compra em varejistas individuais e lojas online.
Da mesma forma, algumas técnicas que podem ser usadas para estratégias de geração de leads de mídia social são:
Utilize conteúdo gerado pelo usuário (UGC) – Você pode comprar conteúdo gerado pelo usuário compartilhando a postagem original do cliente na plataforma de mídia social do cliente.
Por exemplo, a imagem de um cliente que tirou uma foto do seu café em sua cafeteria.
Trabalhar com influenciadores – influenciadores de mídia social tem a confiança das pessoas, e promover sua marca e produtos por meio de influenciadores de mídia social, provavelmente aumentará as vendas, e foi comprovado em alguns casos que pode fornecer 600% de retorno sobre o investimento.
Em outras palavras, crie conteúdo valioso para atrair clientes – a mídia social é uma excelente plataforma para as marcas fornecerem conteúdo valioso a seu público.
O conteúdo deve atrair o público e ser persuasivo o suficiente para induzi-lo a fazer uma compra.
Inclui a opção de os usuários receberem boletins informativos como recompensa adicional.
10. Incorpore imagens e vídeos de produtos de alta qualidade
É importante ter imagens de produtos atraentes e de alta qualidade e exibi-las de uma maneira que ressoe com seus clientes potenciais.
90% das informações enviadas ao cérebro são informações visuais, e as pessoas terão uma primeira impressão em meio milissegundo.
Normalmente, isso significa que a imagem do produto ajuda a convencer clientes em potencial de que vale a pena comprar seu produto.
Então você pode fazer o seu melhor para usar imagens e vídeos de produtos de alta qualidade para ajudá-lo a aumentar as vendas online.
Por exemplo: Veja como usar imagens ou vídeos de produtos para aumentar as taxas de conversão online:
Use imagens da mais alta qualidade – escolha imagens de alta resolução para vender seus produtos.
Em outras palavras, a melhor qualidade faz a imagem brilhar e chamar a atenção dos visitantes.
Incorporar vídeos de produtos – Incorporar vídeos em seu site ajudará a atrair mais pessoas para seu site.
Insivia descobriu que, se o site contém vídeos, é 53 vezes mais provável que visite a página inicial do Google.
Portanto, incluir vídeos pode aumentar significativamente as vendas online.
Fornece contexto.
Não apenas mostre o produto; mostre-o no contexto.
Suponha que o sofá esteja em uma sala bem equipada.
Mostrar o uso real do produto – incluindo pessoas na foto – pode fornecer uma referência para clientes em potencial e permitir que eles estimem o tamanho do produto.
11. Fornecer garantia de devolução do dinheiro
Você já experimentou que o produto comprado é inválido?
Mesmo que seja uma compra pequena, pode sofrer o risco de “arrependimento moral do comprador”.
Então, por que eles deveriam comprar seu produto?
Ter uma garantia de devolução do dinheiro pode superar o risco.
Além disso, quando você trabalha para reduzir o risco de tomada de decisões de clientes em potencial, é mais provável que eles comprem de você.
É aconselhável excluir todos os itens que possam impedir os compradores em potencial de comprar.
Em suma, para aliviar sua dor e trazer mais vendas.
Zappos, FedEx e Domino ‘s Pizza são empresas conhecidas que usam as garantias Perfeitas para seus clientes.
Eles construíram um negócio de trilhões de dólares.
12. Evite atrito na página de checkout
Apesar do rápido crescimento nas vendas no varejo online, a conversão de dinheiro continua sendo um grande desafio enfrentado por muitos varejistas.
Esse é um dos motivos pelos quais muitas empresas perderam vendas.
Portanto, os fatores que causam atrito e incomodam os clientes devem ser eliminados.
Como resultado do abandono dos carrinhos de compras, as marcas de comércio eletrônico perdem US $18 bilhões em vendas a cada ano.
Se o processo de checkout for muito complicado, 26% dos compradores irão embora.
Como reduzir a taxa de abandono de carrinhos de compras de e-commerce e promover vendas online?
Torne o processo de pagamento o mais mínimo e perfeito possível para que seus clientes possam concluir o processo de checkout sem problemas.
Forneça aos clientes assistência de vendas em tempo real por meio de chat em tempo real ou bots de chat, aumentando assim a taxa de conversão das vendas online.
Da mesma forma, você deve fornecer vários métodos de pagamento para trazer mais conveniência aos clientes.
Observação: a integração da solução de checkout ao canal permite que os varejistas introduzam métodos de pagamento em vários pontos de contato que podem manter os clientes envolvidos, informar os consumidores sobre seu poder de compra e aumentar as taxas de conversão.
13. Ofereça ofertas e descontos
O preço é o fator mais importante na decisão de comprar qualquer produto ou serviço.
Preços baixos podem mostrar baixa qualidade nas mentes dos compradores.
Antes de implementar qualquer estratégia de preços, entenda como seus clientes se sentem em relação ao seu produto para que as mudanças de preço possam estimular o comportamento de mercado que você deseja.
Como aumentar as vendas online por meio de ofertas e descontos limitados?
Decisão instantânea – um bom desconto tem grande influência na decisão de compra.
Portanto, os clientes não gostam de perder um desconto por tempo limitado que funciona para eles.
Mudar para clientes sensíveis ao preço – a oferta de descontos pode incentivar clientes sensíveis ao preço porque cria oportunidades especiais de compra para os clientes.
O aumento do pacote de vendas de produtos e serviços complementares pode aumentar as vendas sem incorrer em despesas adicionais.
14. Use a comunidade para aumentar as vendas online
Os fóruns da comunidade são um dos melhores canais para os comerciantes fornecerem consultas e tópicos de interesse valiosos e geralmente gratuitos.
Além disso, você pode mudar a forma como interage com clientes e clientes em potencial, aproveitando de forma proativa a expansão das informações do usuário e do fórum.
Quora é um fórum social construído em torno de funções de perguntas e respostas.
Este é um ótimo recurso para encontrar o público-alvo que está confuso ou questionável.
Então, como promover vendas online com a ajuda da comunidade?
Entenda os problemas do cliente – ao identificar os problemas que seus clientes estão enfrentando, você pode ajustar facilmente a solução.
Da mesma forma, obter a solução certa os incentivará a manter sua marca por mais tempo.
Encurte a fase de pesquisa do produto – reduza o tempo que os clientes gastam com informações desnecessárias visitando outras páginas.
Aumenta as chances de compra do consumidor, pois tudo o que você precisa para a tomada de decisão está no seu site.
Manter um relacionamento de longo prazo – fornecendo aos clientes um fórum para fazer perguntas e fornecer feedback fará com que eles sintam que suas vozes estão sendo ouvidas, especialmente depois de receberem uma resposta que os reconheça.
Então isso os motivou a voltar para casa regularmente para interagir com sua empresa e outros clientes.
15. Capture o e-mail do visitante
Existem muitas maneiras de atrair clientes novos e existentes.
Uma das razões pelas quais as pessoas começam a segui-lo na mídia, inscrevem-se em seu boletim eletrônico ou participam de seu programa de associação é para obter ofertas exclusivas que recompensam sua associação.
O envio de newsletters reportadas personalizadas não só ajuda a aumentar as vendas online, mas também afeta os clientes que deixam o site.
As marcas agora estão implementando automação de e-mail personalizada para rastrear clientes com base em seu comportamento e conteúdo sob medida para melhorar a conversão de vendas.
Estabeleça descontos exclusivos de vez em quando para manter sua empresa no topo da lista de compradores e certifique-se de notificá-los quando gerenciar ofertas ou vendas especiais.
Então você também pode usar o e-mail para notificar os assinantes sobre novas postagens de blog e outro conteúdo no site que possa ser do seu interesse.
Dicas importantes sobre como aumentar as vendas online
Existem muitas estratégias para aumentar a receita dos negócios, mas considerando a pandemia, o uso de estratégias de marketing digital pode ser uma excelente maneira de impulsionar as vendas online para promover o crescimento geral dos negócios.
Em conclusão, as empresas usam uma variedade de canais diferentes para melhorar as vendas online, como mídia social, tráfego orgânico, publicidade paga, etc.
No entanto, a empresa precisa reformular continuamente sua estratégia de vendas e ouvir seus clientes para se adaptar aos paradigmas em mudança.
Sob as circunstâncias certas, cada uma das estratégias acima pode aumentar significativamente as vendas online e gerar alta receita, mas para sua empresa, a escolha ideal depende de sua compreensão dos clientes que você atende.
Deixe um comentário