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As 19 Principais Estratégias Para Crescer No Marketing Digital

Tempo de leitura: 15 min

Escrito por Marcelo Almeida
em 2020-09-12

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Aqui neste artigo, você vai aprender as 19 principais estratégias para crescer no marketing digital, e fazer com que seu negócio online, seja atrativo para seu público, e que sua marca seja uma referência.

Se você é iniciante, ou já tem muito tempo dentro do mercado digital, você sabe que usar estratégias para conseguir atrair público para seu negócio, não é uma tarefa fácil.

Quando pesquisamos na internet, sempre aparece as mesmas estratégias que geralmente quase todo mundo já usa. Bem, claro que as melhores sempre serão usadas por todos.

Mais aqui, além daquelas que são mais tradicionais dentro do mercado digital, vou te mostrar aquelas que são esquecidas por muitos.

Iremos considerar neste artigo:

  1. O que é marketing digital
  1. Como usar estratégias no marketing
  1. As 19 principais estratégias
  1. Conclusão 

O Que É Marketing Digital

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De um tempo para cá, nossa vida não consegue girar sem o uso da internet. Você precisa dela para comprar produtos e ver preços, procurar números de telefones ou localização de um determinado lugar.

Talvez você até mesmo já trabalha utilizando apenas a internet, mas o ponto em questão, é que não conseguimos fazer muitas coisas, que não tenha um pouquinho da participação da internet.

Ok, entendemos que ela é muito importante para cada um de nós. Más o que tem a ver isso com o que é marketing digital.

Simples, se tudo que você faz, tem uma empresa ou produto por trás na internet, isso já é o marketing.

Como assim?

Se eu tenho uma empresa, que vende sorvete, e alguém procura ela na internet, marketing digital.

Se eu tenho uma empresa que faz móveis planejados, e alguém acessa a internet para consultar o preço dos meus móveis, marketing digital.

Informações, e ações que são tomadas por meio da internet , para promover, procurar, empresas ou produtos, é a base do marketing digital.

Acho que agora você entendeu mesmo.

Pensando nisso, em divulgação de empresas, ou produtos, temos que ter estratégias, por que não simplesmente colocar algo na internet, e tudo vai acontecer sozinho.

Antes de divulgar sua empresa, seu produto, temos que pensar em como iremos trabalhar na divulgação, na imagem, no conteúdo em si.

Por isso vamos ao nosso próximo ponto.

Como Usar Estratégias No Marketing

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Tudo começa por aqui. Se você pensa em investir muito dinheiro na sua marca, em seu negócio, mais não sabe o que fazer, não vai adiantar nada.

Muitos que abrem seus negócios, e depois de um tempo, não conseguem atingir um certo valor de lucro, logo fecham, ou até mesmo declarar falência, pelo mau uso do dinheiro.

Então, não dinheiro, não é muito tempo de mercado, não apenas conteúdos de valor para seu público, que vai funcionar para seu negócio dar certo.

Vamos lá, estratégia de marketing é um conjunto de ações, que você coloca em prática para atingir suas metas, sejam elas divulgação, vendas, ou imagem da sua marca.

É todo aquele esforço que você faz, para dar uma visibilidade para seu negócio, atrair os clientes, e assim ter mais autoridade no seu nicho de atuação.

Não significa que todas as ações de marketing, são tomadas baseadas em estratégias, por isso que muitos acabam se perdendo pelo caminho.

Todas as ações que você toma, devem ser planejadas, revisadas, e assim ver se ela é boa para seu projeto.

Tome ações baseados no cérebro, ou seja pensadas, e não ações tomadas pelo coração, ou na emoção, por assim dizer.

A Importância Da Estratégia

Analisar o mercado, tanto as empresas que são do mesmo nicho de atuação seu, ou até mesmo o que pessoas do seu nicho estão procurando, é um bom começo.

Se você fizer uma pesquisa, você pode ver que mais de 93% das pessoas que entram no google, fazem uma pesquisa, antes de decidir qual marca, ou qual produto eles vão comprar.

Por isso, todas as suas ações, devem ser feitas com estratégias, para alcançar mais os seus clientes, para que sua marca, se torne única para eles, algo que será difícil de esquecer.

Quando eles forem querer algum produto, ou algum conteúdo, logo a sua marca estará na mente deles, fazendo que você seja a referência deles na internet.

Então, colocar estratégias no seu negócio, permite que você seja mais certeiro na hora de investir uma grana, e vai sair da mania do achismo que muitas pessoas têm, de que ser der certo deu.

Quando falo em investir, seria por exemplo, fazer anuncios no Youtube, Facebook, Instagram, ou no próprio Google.

Você não terá desperdícios, e seus anúncios serão mais bem sucedidos, porque tiveram em sua base, estratégias.

E quando isso acontece, é muito bom, você fica mais animado, economiza mais, e você vai conseguir ter resultados, cada vez mais fácil.

As 19 Principais Estratégias Para Crescer No Marketing Digital

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Sei que você está muito querendo saber, quais são essas 20 estratégias, calma já vou falar elas para você. Só quero que você saiba aproveitá-las da melhor maneira possível Ok.

1. Pesquisas

Antes de qualquer coisa, você precisar pesquisar como está o mercado. Se o seu nicho de atuação, está forte atualmente, se as pessoas que estão nele, tem algum resultado, o que eles estão fazendo.

No entanto, você entender isso, vai te auxiliar nas tomadas de decisões para seu negócio, seja para elaboração de conteúdos, produtos e novas estratégias.

Fora que pesquisando, você vai conseguir analisar, o que seus possíveis clientes estão buscando no mercado, ou quais são as dores deles, é onde você vai trabalhar em cima desses dados.

 2. Planejamento

Podemos dizer que o planejamento pode ser o passo 2, que você deve ter como estratégia para as ações do seu negócio online.

É a construção de estratégias que você faz, para ter os objetivos a serem alcançados por sua marca. Isso pode ser para promover sua empresa, promover produto, onde será a direção do seu negócio.

Quando um profissional pense no que o seu cliente precisa, ele quer fazer isso pelo bem do cliente, da mesma forma, quem trabalha com negócios online, deve fazer o mesmo.

Verificar os seus concorrentes, o que eles estão fazendo, ou ver o público, e depois decidir o que vai publicar.

Por isso fazer o planejamento depois de fazer a pesquisa, é tão essencial.

3. Produção

Então, produzir o conteúdo correto depois de ter feito as estratégias anteriores, vai ter um efeito muito grande para seus público, por que agora você vai saber o que eles realmente precisam.

O engajamento que terá entre você e eles será muito maior do que se você tivesse escrito qualquer baboseira.

Saiba que produzir um conteúdos que seja específico para seu público, não é fácil, exige um tempo dedicado para isso, mais você consegue, afinal de contas, estou te ajudando, fala que não kk…

E seja esse conteúdo para um artigo de blog, para uma rede social, ou então para seu canal no Youtube, a estratégia é aplicada para todas elas.

4. Construir Uma Base

Construir uma base para seu negócio na internet, é uma outra estratégia, que além de deixar seu negócio de forma mais profissional, vai dar um destino para seu público.

Mas quando falo em construir uma base, é como sua marca vai girar para seu público, você vai querer mandá los para onde, não estou falando apenas no site ou blog, iremos falar daqui a pouco sobre isso.

Se seu foco é apenas mandar o seu público para uma página de venda do produto, tudo bem, funciona, mais é só isso?

Sua marca apenas vai girar em tentar mandar pessoas para comprar um produto seu, ou de um outro produtor, caso você trabalhe como afiliado.

Se você está só nessa, e está tendo resultado ok, mas pense novamente se você quer deixar seu negócio girando apenas dessa forma.

5. Redes Sociais

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Essa sem sombra de dúvidas, serve para todas as empresas, todas as marcas e todas as pessoas. Ter seu negócio nas redes sociais, é fundamental.

Você como todas as pessoas usa redes sociais correto, como Facebook, Pinterest, Instagram, Twitter, TikTok, Youtube e saiba que WhatsApp e Telegram, também são redes sociais viu.

Além disso, o grande número de pessoas que ficam conectadas nessas redes, cada uma delas pode ser um futuro cliente seu, fazer parte do público que acompanha sua marca onde você estiver.

Uma dica que posso te dar, é que você esteja em quase todas, pelo menos em 4 ou em 3, por que às vezes quem não te viu em uma, pode ver na outra, ou então em todas, que é perfeito.

E quando seu público vê que sua marca está em todo lugar que eles vão, você terá mais autoridade perante eles, e podem compartilhar sua marca com outras pessoas que ainda não te conhecem.

6. Site / Blog

Se você quer deixar seu negócio com cara de profissional, um site ou blog, pode ser tudo que você precisa!

Quando um futuro cliente seu, entra no seu site, lembra da autoridade que falei agora pouco, tenha certeza que você ganha isso de cara, ainda mais se seu site estiver bem construído, com um bom layout.

Quando você usa as redes sociais, você pode sempre fazer uma chamada para tentar levar seu público sempre para seu site, onde tem artigos de valor, que vai ajudar nas dores deles.

Fora que ainda, você pode colocar boas capturas de e-mails, que podem ainda te dar boas vendas, através de sequências de emails. 

Se fosse para falar de como é bom você ter um site, um blog para seu negócio, teríamos muito conteúdos apenas sobre esse tema, mas temos que continuar com as outras estratégias.

7. Publicação 

Fazer artigos de conteúdos para seu blog, redes sociais, vídeos para o Youtube, deve ser algo que leva tempo, dedicação, e qualidade.

Caso seja você mesmo que escreva seus conteúdos, terá que ter mais cuidado ainda. Talvez você não tenha tanto talento para escrever, ou ficar atento com erros de gramática, mas isso não é desculpa.

Faça uma pauta do que você vai escrever, ter tudo anotado vai te ajudar muito a não se perder na hora de produzir o conteúdo.

Lembre-se de colocar a palavra chave no seu título e subtítulo. A Keywords devem ser colocadas de forma natural durante o texto. Não tente forçar essas palavras.

Então, o robô de busca do google está cada vez mais inteligente, e sabe quando você está forçando as palavras para querer ranqueadas. Tomar esses cuidados, irá melhorar seu ranqueamento no buscador do google.

Mas tente adicionar um CTA no final do seu artigo, caso você já não tenha um, tipo um E-book, seja no começo, no meio, ou no fim do artigo.

Revise o Yoast do artigo, caso você não saiba o que é isso, é um plugin que te ajuda na hora de ver como está o ranqueamento do seu artigo antes de publicar, e mostra o que precisa melhorar.

8. SEO

seo

Já que estávamos falando de ranqueamento no google, nada melhor do que falar sobre SEO. Bem, SEO (significa Search Engine Optimization (otimização de sites para mecanismos de busca).

É o processo de otimização do seu site e conteúdos, para que na hora que alguém colocar alguma palavra chave, os buscadores possam ranquear sua página lá no topo.

Isso vai fazer com que seu site tenha mais tráfego, e que ele é uma das autoridades naquele tipo de assunto.

Apenas colocar seu site, ou seu conteúdos na internet, não vai gerar uma procura no seu negócio online, por isso o SEO, é muito importante para seus conteúdos digitais.

9. Imagens

Imagens falam mais do que palavras, você sabe disso, e esse conceito deve ser levado para dentro do seu conteúdo. Colocar imagens que falem a mesma lingua com seu conteúdo, ajuda atrair publico.

Então imagens costumam ser usadas em redes sociais, e isso é excelente, por que serve para chamar atenção na hora que as pessoas estão olhando na rede.

Quando você for escolher as imagens para usar nas suas publicações, tente contar algo através delas, as vezes a imagem em si, serve para contar uma história sem mesmo dizer uma palavra.

Use bancos de imagens que são recomendados para você, existem muitos de qualidade que são gratuitos, portanto coloque imagens de qualidades.

Posso te recomendar 2, que eu mesmo gosto de usar.

Pixabay e Pexels

10. Links De Compartilhamento

Ter links de compartilhamento, ainda é um complemento para melhorar seu ranqueamento no google. 

Quando você utiliza o recurso de colocar links tanto internos e externos, dentro de suas publicações, até mesmo uma cordialidade por assim dizer, pode ser gerada.

Se você colocar links que manda para um outro site, esse mesmo site pode fazer isso se tiver uma oportunidade, e os dois projetos podem crescer juntos, de forma cordial.

Mas existe um termo chamado co-marketing, que é duas empresas produzirem um conteúdo de forma conjunta. Pode ser um e-book, vídeo, ou outro conteúdo compartilhável.

11. CTA

CTA (Call-to-Action) ou (chamadas para ação) são como incentivos para as pessoas tomaram uma ação, exemplo: para baixar esse e-book, clique aqui.

Esse tipo de estratégia, ajuda também no ranqueamento do seu site, e nas suas conversões. 

No entanto, sabe aquela estratégia matadora, ela é o CTA, precisa estar nos seus conteúdos, nos seus vídeos e seus artigos. Sem ela, você literalmente pode estar perdendo oportunidades para adquirir resultados.

São várias opções onde você pode colocar o CTA, falei acima sobre baixar um e-book, pode ser uma chamada para seu site, para vender um produto, uma lista vip, e muitos outros.

Mas também vamos segurar o coração, você não vai sair colocando um monte de botão de captura, ou mensagens que levam a ação de alguém. 

12. Persona

Persona é o termo utilizado dentro do marketing para definir um cliente que é o ideal dentro dos que compõem seu público alvo.

Ou seja, o cliente perfeito!

Se você pudesse descrever como seria esse cliente ideal, o que você falaria? Ele deve ser:

  • Homem ou mulher?
  • Jovem ou meio idade?
  • Quanto ganha por mês?
  • Quais são suas dores?

Saber disso claro que traz muitos resultados, por que você vai tentar especificar o seu conteúdo, baseado nessa pessoa ideal.

Além disso, saber diferenciar o que é seu público alvo, e o que é sua persona, vai te dar um resultado melhor. 

Claro que esse conceito, tem muito a explicar, para te ajudar, dá uma olhada nesse conteúdo, publicado pelo site klickpages.com.br, escrito pelo Hugo Rocha.

13. Lead

É um possível cliente seu, ou um consumidor, que demonstrou um interesse eu seu produto ou conteúdo, e te passou informações sobre ela, como e-mail, nome, número de telefone.

Geralmente essas informações são disponibilizadas através de páginas de capturas, que entram no CTA, lembra, isso mesmo, uma chamada para ação.

Então você pode utilizá-las para capturar seus leads a  entrar em um grupo vip, para seu publico baixar um e-book, ou entrar para um grupo no Telegram.

Mas existem plataformas que te ajuda a capturar e fazer a administração desses leads para você.

Uma que posso te indicar, é a LeadLovers.

14. Funil De Vendas

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Um funil de vendas, pode ser o que separa os verdadeiros merecedores do seu conteúdo. Ele consegue fazer com que o seu cliente ideal, possa ser capturado.

Quando um possível cliente, te passa por exemplo o e-mail dele, logo começa o que chamamos de sequência de e-mails, que vai direcionar, e apontar o seu lead para uma estratégia pré selecionada por você.

Você pode ter colocado para enviar um primeiro e-mail, agradecendo ele por ter entrada para a família da sua marca, e em seguida, pode presenteá lo com por exemplo, um mini curso.

Depois os próximos e-mails, você pode elaborar para contar sua história, depois os seguintes para uma venda de um produto, e assim por diante.

A questão é que nesse funil, você vai direcionar para onde você vai jogar o seu lead.

15. Landing Pages

 Landing pages (Significa aterrissagem de página) ou uma página que você pode colocar para seu possível cliente entrar.

Então, é o destino que seu cliente vai chegar no seu negócio, tudo isso destinado por você.

Mas quando uma pessoa entra no seu site, ela vai usufruir do seu conteúdo, mais e depois? O que elas vão fazer?

Aí entra a Landing pages, podemos dizer que ela é como se fosse uma chamada para ação, onde você vai direcionar a pessoa, até uma oferta para um produto.

É onde a pessoa tem que dar algum dado dela, para poder continuar, a baixar um conteúdo por exemplo.

16. Anúncios

Investir em anúncios é uma boa, principalmente se você tiver dinheiro para isso kkk.

Mas sério, anúncios são excelentes para propagandas seja de produtos, sites, e-books, e marcas.

Ainda tem muita gente que tem dúvidas sobre anúncios, e isso não serve apenas para grandes marcas.

Pode ir de cara e coragem em fazer anúncios, só que tem um grande ponto em levar em consideração, o tipo de anúncio.

Não é simplesmente fazer, mais sim o tipo de mensagem que você quer passar, seja para uma compra de produto, ou para uma chamada para seu site.

Então, elabore anúncios que são bem convincentes, Escolha os anúncios certos, e logo você terá resultados.

17. Promoção

Quem não gosta de uma promoção né!

Mas oferecer promoções na hora certa e para os seus clientes ideias, pode te dar a tão esperada compra do seu produto.

Além disso, usar as estratégias de e-mail marketing para oferecer promoções, é ideal para atrair compradores.

Uma outra que você pode usar, é fazer anúncios de promoções.

Funciona muito, ainda mais se você falar que é por pouco tempo.

18. E-book

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Criar e-books pode ser um auxílio para suas estratégias, oferecer esse tipo de conteúdo, pode gerar um grande número de leads para seu negócio.

Fora que você vai aprender a escrever de forma mais correta, ter mais argumentos para usar, e vai aprender cada vez mais.

Mas se você ainda não se sente capaz de escrever, saiba que não é tão complicado, basta um pouco de esforço, você pode escrever um pouco de cada vez.

Então, você pode baixar e-books que sejam do mesmo nicho que o seu, e ver como eles escrevem, como usam suas palavras para gerar mais engajamento com seu público.

19. Copywriting

Deixei por último o tão falado Copy, porque posso te garantir, que tudo que você faz, dentro do marketing digital, precisa usar essa técnica.

Praticamente copywriting é você usar textos que são persuasivos, que podem te trazer muita conversão.

Nele o copy pode tentar convencer a comprar um produto, ou contratar um serviço.

No entanto, um artigo mais detalhado, você pode encontrar aqui, no nucleoexpert.com, esse artigo escrito pelo Alex Vargas, abrange tudo sobre copy, vale a pena você ler.

Conclusão

Bom, posso te dizer que todas as estratégias que foram passadas aqui, são essenciais.

Sei que são muitas a serem usadas, mais posso garantir que todas elas preenche seu negócio online.

Não é fácil aplicar todas elas, mas aos pouco você pode ir aplicando.

Então, se você chegou até aqui, sem pular nada, parabéns, por que não foi fácil escrever tudo isso, e agradeço por você ter lido tudo.

Tentei colocar aqui o meu melhor, sei que sempre podemos melhorar, e isso é contínuo.

Aproveite esse conteúdo.

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